quarta-feira, dezembro 09, 2015

LOPETEGUI - PRÉMIO INOVAÇÃO COMPULSIVA

O único título que o FCPorto ganhará com este Treinador será o Prémio Inovação. Nunca se viu um Treinador escalar uma equipa diferente em cada jogo. Mas é assim que Lopetegui faz.
Hoje, frente ao Chelsea em Londres, uma vez mais, a Equipa do Porto entrou com uma formação virgem, com um conjunto de jogadores que ainda não tinha entrado em jogo com aquela configuração nem a jogar naquelas posições. Os rapazes não têm rotina nos lugares, quando recebem a bola nota-se que não sabem o que fazer com ela, dão dois passinhos à procura dum colega a quem passar a bola, não há automatismos, não existe a confiança cega que nasce da habituação de jogar muitas vezes juntos. Nas substituições, uma vez mais, não se troca de jogador para refrescar a posição para tirar partido de uma fraqueza  ou para enfrentar uma vantagem do adversário. Não, nada disso. Faz-se uma substituição, mas troca-se a posição relativa de 3 ou 4 dos nossos jogadores sem outra razão que não seja conferir consistência à substituição em si mesma. E a Equipa ainda fica mais atrapalhada.
 Obviamente que isto não vai dar em nada. Aguarda-se pela derrota em Alvalade para que o marido da D. Fernanda tome decisões. Aliás, escolhi esta foto, para que figurem aqui os responsáveis.
É certo que vai aparecer o discurso das desculpas, que o Benfica também já ficou de fora com 10 pontos e que este ano passou com os mesmos 10 pontos e mais o quê. Mas o que está em causa é a forma da equipa jogar. E isso não tem a ver com os pontos. Tem a ver com a miserável qualidade do futebol praticado. Que não fosse o Xistra a ter entrado surpreendentemente  numa de se tentar limpar de anos a fio de roubalheira e nem ao Paços se tinha ganho.
É que a jogar desta maneira nem condições há para se lutar pela  Liga Europa. Esta conjuntura só tem uma vantagem para o ego: de certeza que não nos vai sair o Bayern ou o Real e não vamos trazer 8 secos. Que é o sério risco que o Benfica corre. Corre esse risco mas já guardou uma pipa de massa.