domingo, novembro 29, 2015

HÁ MINUTOS BEM CAROS

Este Francisco  Ferreira é um reputado ambientalista que integra uma Associação Ambientalista - a Quercus -  que tem um contrato qualquer com a RTP para realizar um programa chamado "Minuto Verde"*, no qual regra geral são versadas banalidades que qualquer criança em idade escolar  tem obrigação de saber. Justiça seja feita que as banalidades são deixadas mais às mulheres ambientalistas - reciclagem dos plasticos, eficiência energética dos electrodomésticos, apagar as luzes nas divisões vazias, etc - , que este Francisco Ferreira é mais para as grandes causas ecológicas  como voar até Luanda para fazer uma  reportagem sobre ciclovias e mais recentemente esta de que dou conta sobre crocodilos em  Timor-Leste.
Dizia o ambientalista que o Governo de Timor-Leste estava a desenvolver um programa de protecção dos crocodilos pois fazia da conservação da natureza uma prioridade. E mostrava imagens de um tanque com a dimensão de metade de uma piscina olímpica que estava a ser construído, para recolher os animais  entretanto alojados em tanques muito mais pequenos.
Ora bem, o Francisco Ferreira esqueceu-se de lembrar, ou simplesmente desconhecia,  que a intenção do governo de Timor-Leste está muito para lá da conservação da natureza - que com outras espécies animais está longe de se e mostrar tão cuidadosa.
É que o crocodilo integra o mito religioso  da criação da Ilha. Aliás, como é comum a algumas culturas daquela zona do Planeta. É tabu matar um crocodilo.
Os timorenses protegem os crocodilos como os indianos protegem as vacas. Não tem nada a ver com a  Conservação da Natureza, conforme o Francisco Ferreira a entende e a definiu no seu Minuto Verde pago a peso de ouro pelos contribuintes portugueses.
Quantas mais viagens intercontinentais  os contribuintes portugueses   pagarão a este senhor ambientalista para andar a fazer férias disfarçadas de Serviço Público de televisão de mediocre qualidade?
 Será que este ambientalista tem presente a "pegada ecológica", ou as consequências em termos de poluição global que causou ao planeta, ao ter-se deslocado de Portugal até Timor-Leste e volta - que significa dar uma volta ao mundo em avião - para fazer um programa televisivo de deplorável qualidade ?  Mas que porcaria de ambientalista é este Francisco Ferreira que para chamar a atenção para os problemas ambientais acaba por  produzir mais CO2  que uma manada de mil vacas com diarreia  ?