sábado, agosto 23, 2014

LILLE 0 - FCPORTO 1

"O Porto sem Quaresma apresentou dois falsos extremos: Brahimi e Oliver, enquanto que o lugar vazio do meio campo foi preenchido por Casemiro. Esperava-se que Ruben Neves jogasse a trinco e Casemiro a “8”, mas assim não aconteceu. O meio campo ficou com Casemiro a “6” e Ruben a “8” e ao lado deste, jogou Herrera.
A primeira parte foi homogénea, ou seja, não houve períodos que se diferenciassem uns dos outros. Nos primeiros 45 minutos, o jogo ficou caracterizado pelo domínio do Porto, pela sua elevada posse de bola de 70%, pela quase inexistente pressão do Lille e pela falta de movimentação dos jogadores do Porto. Ou seja, na maior parte do tempo, os centrais trocavam a bola sem qualquer oposição mas como os outros jogadores estavam parados, nada acontecia e não conseguiam avançar no terreno. Mesmo quando o Porto jogava no meio campo ofensivo, poucas oportunidades eram criadas pelas posições estáticas dos jogadores. Apesar de tudo, num cruzamento de Ruben Neves, Jackson ao saltar é puxado pela camisola impedindo-o de alcançar a bola e poder cabeceá-la. Ao intervalo,  0-0 com domínio do Porto enquanto que o Lille jogava num estilo de contra- ataque, na expectativa de bolas perdidas pelo Porto.
Depois do intervalo o jogo já teve mais acção e o Porto jogou melhor. A melhor fase foi o primeiro quarto de hora onde o Porto criou várias oportunidades de golo, culminando num golo. No miolo da maior parte das melhores jogadas do Porto, Ruben esteve sempre lá tanto a iniciá-las como fazendo passes decisivos. Assim sucedeu na jogada de golo do Porto. Herrera vira o flanco de jogo para Ruben que lança um passe de rotura nas costas da defesa para o recém entrado Tello que rapidamente cruzou para o cabeceamento de Jackson e consequente recarga para golo de Herrera.
A partir dos 65 minutos, o Porto deu a iniciativa de jogo ao Lille que tentou chegar ao empate, tendo duas jogadas perigosas: uma em que Fabiano deixou a bola cair das mãos e outra aos 91 minutos que foi o único momento em que o Porto esteve verdadeiramente descompensado mas que Maicon resolveu com relativa facilidade.

Em todo o jogo esteve em evidência Maicon como patrão da defesa e pronto-socorro, mas o homem do jogo foi novamente Ruben Neves na sua estreia europeia."
Vasco Carneiro