segunda-feira, maio 05, 2014

NÃO AJUDARAM PORRA NENHUMA


Se os Mercados Financeiros reagiram deste modo à comunicação do Primeiro Ministro sobre a modalidade de saída do Programa de Resgate à última Bancarrota é porque o Primeiro Ministro fez bem. Em caso contrário, a taxa de juro teria subido.


Vamos lá a ver se eu entendi:
Socrates negociou com a Troika um Plano de Resgate. Esse Plano de Resgate previa um conjunto de soluções para os indicadores macro-económicos que  foram previstos pelos negociadores para o período dos 3 anos do apoio financeiro. Os negociadores que previram os indicadores macro-económicos  foram os da Troika e o próprio socialista Sócrates.
E agora Sócrates vem dizer que  nenhum dos indicadores  correu como o previsto. Mas a previsão foi dele.  E não  correram conforme o previsto  porquê?  Foi porque foram mal previstos e nunca poderiam ter dado certo ? Ou foi porque, apesar de bem previstos, a actuação sobre eles foi errada  durante os 3 anos ? Ou foi ainda porque, apesar de mal previstos, a actuação sobre os indicadores se ficou pela solução possível em cada situação concreta ?
Socrates pretende concluir que a execução  sobre os seus indicadores - que eram os correctos -   é que  foi errada. Mas, a ser assim, como é que tudo poderia acabar em bem ?
A saída limpa até provocou uma baixa da taxa de juro. E se o juro baixou é porque a execução esteve correcta ou, pelo menos, não esteve errada.
Uma coisa é prever o que se vai passar durante os próximos 3 anos. Ou seja, largar bitaites sobre a incerteza do que poderá ou não vir a acontecer.   Esta foi a parte do Socrates: provocar a bancarrota,  depois largar  bitaites sobre o futuro e agora vir criticar aquilo que os outros fizeram.  Coisa diferente é, decorridos os 3 anos, avaliarmos os resultados da actuação em concreto do Passos Coelho. Perante uma saída limpa com baixa de taxa de juro, parece não ser muito difícil perceber de que lado está a razão.
Eu até posso  achar que o Governo de Passos Coelho e de Paulo Portas esteve longe de ter reformado o País na medida do necessário.
Mas coisa diametralmente oposta é reconhecer qualquer mérito aos socialistas,   os grandes causadores da Bancarrota,  que  durante 3 anos tudo fizeram para derrubar o governo e obrigar a eleições antecipadas em vez de colaborarem com a paz social e política de que o País necessitava para baixar as taxa de juro nos mercados internacionais. 
Se os socialistas tivessem ajudado um bocadinho isto tinha sido  muito mais fácil. Mas os socialistas, como dizem os brasileiros, não ajudaram porra nenhuma.
Hoje é um mau dia para Tó Zero, para Sócrates e para Soares. Os dois primeiros já falaram. Aguardo a posição de Soares (e o comunicado do Sporting, claro).

Etiquetas: