sexta-feira, abril 11, 2014

A HONRA DO CONVENTO

Na presente época futebolísta europeia, a Honra do convento português cabe ser defendida pelo Benfica. Que nas Meias Finais vai defrontar a Juventus de Itália.
Mais uma vez o Benfica vai ter uma hipótese muito séria de ganhar um título europeu.  Com o o FCPorto fora da corrida, nada tenho a opor ao triunfo do Benfica. Até porque recordo a desvalorização que os benfiquistas fizeram cada vez que o FCPorto ganhou a Taça UEFA e a Liga Europa. Diziam que não era um título a sério, era uma mera segunda divisão europeia, que a sério eram as Taças dos Campeões Europeus de há 50 anos atrás, sem esquecer a Taça Tereza Herrera, essa palermice estatística proclamada como dogma só para evitar a ultrapassagem em quantidade de titulos internacionais.
É certo que o último ano desportivo alterou tanto a maneira de ser benfiquista quanto a bancarrota causada pelos socialistas alterou o entendimento que os portugueses passaram a ter da política e da economia. O ano passado, foram tantos os festejos antecipados, tanta a arrogância,  que o fracasso sucessivo em todas as finais jogadas acabou por doer 10 vezes mais. E este ano nota-se a contenção e a prudencia. Até parece que os adeptos benfiquistas passaram a ser pessoas normais.
Também  eu desejo que o Benfica  ganhe a Liga Europa.  Porque o facto de as equipas portuguesas se manterem no top europeu traz vantagens psicológicas em termos de arbitragem. Quando estamos por cima e a ganhar com frequencia, os árbitros europeus já não decidem com tanta leviandade contra as equipas portuguesas. Por isso,  um ambiente de êxito aproveita a todos - até ao holigan do Sporting, mas esse gajo ainda está na fase de ser cavalgadura, só daqui a uns anitos é que vai abrir a pestana -, e parvos são aqueles que usam diminuir os triunfos internacionais dos rivais internos, com base nas arbitragens.
A única vantagem egoísta e pessoal que retiro do desejado triunfo benfiquista na Liga Europa é que os festejos, a euforia e o triunfalismo  vão ser de tal grandeza que depois quero ver um único benfiquista que seja a sustentar que é um titulo de "2ª Divisão" como tantos fizeram quando era o FCPorto a ganhá-los. E, passada a festarola, quando as coisas serenarem, reparar-se-á que, por cá, continuamos a ganhar 2 a 1.
Jorge Jesus terá, então, a  sua hipótese internacional. Por muito que se diga em contrário, a vitória da Liga Europa para o Benfica vai ser o lançamento internacional do JJ. Que, muito provavelmente, terá uma clausula de rescisão contratual, a imitar "o André".
Actualização
 Lembrei-me agora que JJ já tem um título europeu. Em 2008 ganhou pelo Sporting de Braga a Taça Intertoto, aliás, a única em Portugal.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Espero que não ganhem. Porra, pá.
Só era bom para o PIB e para a diminuição da violência doméstica.

20:42  
Blogger carneiro said...

Deixa lá. Os tipos este ano até parecem pessoas normais. Ainda não reservaram nem o marquês, nem nenhum tunel.

20:44  

Enviar um comentário

<< Home