segunda-feira, julho 01, 2013

DOCE DE GINJA - DIVULGAÇÃO

Este ano já começou a campanha da ginja no Sobral da Lagoa. Tenho um familiar que produz Doce de Ginja por  encomenda. É a receita tradicional e simples que se encontra  disseminada pelos sites de doçaria: 60% de fruta e 40% de açucar. Conservado em frasco esterelizado, sob vácuo e com película selante na tampa.
Para quem não conhece, trata-se de um doce muito particular com elevado grau de acidez.  É mais rentável usar a ginja no fabrico do licor, atento o preço por Kilo, tanto mais que o Kilo usado no licor é pago em bruto, ou seja, com pedúnculo e caroço. É um produto raro devido em especial ao preço da matéria prima e ao acréscimo de mão-de-obra. Para lá da minuciosa apanha, exige o tratamento individualizado de cada pequeno fruto no momento de ser descaroçado. Por isso só se produz para consumo próprio ou  por encomenda.
A cor traduz o grau  de maturação dos frutos. Daqui a duas ou três semanas será normal que o produto final fique com uma cor mais escurecida. É exactamente essa falta de uniformidade que confere genuinidade ao Doce.

1 Comments:

Blogger Victor Plastikman said...

Em tempos , tive o privilégio de saber que poderia provar os rebentos dessa " tão falada lavoura " bem como os pratos do Pereira ? ! .
Um dia destes . . . aí um dia destes ! !

20:55  

Enviar um comentário

<< Home