terça-feira, março 19, 2013

FÉRIAS NO VATICANO

Fátima Campos Ferreira foi para Roma ainda em Fevereiro a pretexto das cerimónias no Vaticano. Como é reconhecidamente uma  Papóloga,  esta Senhora está de Hotel à custa do deficit da RTP há quase um mês numa cidade que deve ser a mais cara no Mundo nesta época.  Durante estas semanas  enviou  duas ou três reportagens, largando banalidades que constam de qualquer roteiro turístico na recepção dos hoteis. E nas cerimónias na Praça de São Pedro, comenta as imagens da TV local (RAI ?)  que passam no ecran pois a RTP apenas difunde as imagens da Tv "oficial". Ora bem, para largar aqueles comentários  sobre as imagens que passam na TV bastaria a FCF estar em Lisboa ou no Porto sentadinha num sofá igual ao que ocupa em Roma. Não era necessário estar em Roma a gastar uma pipa da dinheiro aos contribuintes. Convém salientar que a RTP tem em permanência um jornalista correspondente em Roma/Vaticano que era suposto garantir o serviço informativo e, para lá deste, no dia do Angelus ainda andava um reporter no meio da multidão a perguntar se "gosta do novo papa" que é a adaptação jornalística para o Vaticano da pergunta que os jornalistas portugueses costumam fazer aos estrangeiros por cá   "gosta de Portugal ?", como se uma pessoa medianamente educada pudesse responder que não.
FCF revelou ainda que, na eleição de Ratzinger - que ela pelos vistos também aproveitou para outras semanitas  de férias em Roma à nossa custa - no momento do anúncio do Papa alemão uma técnica da TV alemã nem reagiu. Salientava, FCF, a frieza germânica que permitia à fulana alemã ter ficado impassível quando "saiu um Papa alemão". "Saiu" um Papa ? Mas os Papas "saem" como o totoloto ? 
Para quem consulte o Booking, percebe que em Roma os Hoteis  de 3 estrelas têm diárias entre 150 e 250 €. E os de 4 estrelas rondam o valor de 350 €. Mas desconfio que as vedetas da RTP só "gastem" 5 estrelas em hotelaria.  Esta Senhora já lá está, desnecessariamente, a fazer férias à custa dos contribuintes há, pelo menos, 20 dias. É fazer as contas.
A vantagem é que não temos levado com as banalidades de FCF no Prós e Contras. Bem vistas as coisas, que se lixe o dinheiro que ela está a gastar em Roma...

Em tempo: A Papóloga acaba de largar um daqueles preciosos "àpartes"  que a caracterizam para lembrar que o Papa argentino tem descendencia europeia, devido à origem italiana. O Padre Caniço ia tendo um ataque cardíaco. "Ascendencia, ascendencia", corrigiu em pânico. A besta, com boçalidade,  riu-se  muito divertida com o seu erro. Está em Roma supostamente a trabalhar numa reportagem de  relevante interesse jornalístico - é o fundamento da sua deslocação -, mas comporta-se como se estivesse a largar bocas numa esplanada da Rua Augusta.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous NC said...

Confesso que também já tinha comentado mais ou menos o mesmo, mas enquanto nós pagarmos este forróbódó todo, o circo continua. Para nosso mal, o orçamento da RTP continua escandalosamente alto e não se vê jeitos de um corte de alto a baixo para acabar com estas bandalheiras todas à nossa custa. Isso, só nos nossos rendimentos ganhos a vergar a mola. Rendo-me a velho aforismo, mudámos de moleiro mas não mudámos de ladrão!... E não era disso que eu estava à espera quando ajudei a correr com a escumalha anterior, fiado na conversa do corte das gorduras e outras mentiras descaradas...

12:42  

Enviar um comentário

<< Home