sexta-feira, maio 25, 2012

RELVAS 1 - RESTO DO MUNDO - 0

Relvas ameaçou divulgar na Internet que a jornalista do Público vive com um homem de um partido da oposição

O Ministro Relvas tem sido um bombo da festa. Há uns tipos que digam o que disserem, façam o que fizerem, levam sempre nas orelhas,  em especial na Blogosfera. Não me quero meter nessa discussão pois, regra geral, perde-se um tempo imenso com retóricas inconsequentes sobre o que cada um disse que o outro disse que não devia ter dito.
Porém, se a tal ameaça que o Ministro Relvas dirigiu à Jornalista foi a divulgação da filiação partidária do tipo com quem ela vive, isso não é ameaça alguma. Desculpem lá. Isso é serviço público. Os jornalistas deveriam fazer uma declaração prévia de interesses sobre os respectivos rendimentos, sobre as respectivas filiações partidárias e sobre as filiações partidárias de quem com eles vive. Que é para nós, os parvos do costume que sustentam o circo, passarmos a perceber melhor porque razão aquele ou aquela jornalista redige esta ou aquela notícia, desta ou daquela forma.
A promiscuidade entre os cargos políticos e os jornalistas é uma coisa escandalosa pois que condiciona a qualidade da informação jornalística. Este é o triste enquadramento geral. E não há partidos, homens-políticos ou jornalistas inocentes.  A relação deles com a verdade é sempre uma questão de conveniência.
Por exemplo, a Jornalista Cancio não era levada a sério pois toda a gente sabia que tinha sido namorada do Sócrates.Mas esta não enganava ninguém. Aliás, até desconfio que as audiências dela estavam inflacionadas pelo seu admirável peito de rola. 
Com o alarido dos últimos dias ainda pensei que o Ministro Relvas tinha ameaçado a jornalista de divulgar, por exemplo,  que a mãe dela era puta. Apesar de uma eventual divulgação desse tipo se dirigir mais aos  filhos do que as respectivas mães,  isso sim  seria  uma violação da intimidade da Jornalista. Agora revelar que a Jornalista vive maritalmente com um  dirigente do PS  ou de outro partido da oposição ? Num contexto em que a matéria noticiada tem a ver exclusivamente com a luta partidária e com a luta pelo domínio dos serviços secretos ?  Num contexto em que essa luta se faz em 3 frentes, leia-se, na maçonaria, nos partidos e na comunicação social ? Claro que essa informação é relevante e nunca poderia ser tratada como "ameaça". Mais,  esse divulgação deveria ser um dever de cidadania. Deveria ser imposta por lei. Em prol da transparência.
Pelo meu lado, que vivo aqui no meu cantinho, ainda bem que se levantou esta bronca toda, pois assim passei a saber que não posso confiar na Jornalista em causa quando se discutam assuntos relacionados com a luta partidária pelo domínio dos orgãos do Estado. As notícias que ela divulgue de certeza que estarão condicionadas pelo interesse partidário do companheiro marital. É das regras da Vida.