terça-feira, abril 10, 2012

PENALTIES E MANHAS







A situação de jogo que mais rende na burla e na trapaça é a simulação de penalties. Infelizmente, a começar por árbitros que vão às TV's opiniar - como o Paraty -, existe grande confusão a interpretar estes lances. Vamos lá tentar:

1. O avançado só perde o equilíbrio se o seu pé de apoio for derrubado pelo defesa.

2. Ao contrário, se o pé do avançado que colide com o defesa não é o pé de apoio, a queda não é obrigatória nem inevitável, pois o pé de apoio é que garante a estabilidade do avançado.

3. Por isso, quando o contacto acontece sobre o pé do avançado que não é o pé de apoio, ou foi o próprio avançado que provocou o contacto, ou o contacto promovido pelo defesa não é suficiente para o derrubar. Exactamente, porque o pé de apoio é que conta. O pé não-de-apoio é o pé móvel, o pé que pode ser desviado mais para aqui ou mais para ali para simular a falta.

4. No caso do Gaitan, tentem parar o filme aos 19 segundos. Reparem que o pé de apoio do Gaitan, naquele momento, é o pé esquerdo que é colocado no chão depois de tocar a bola, pelo menos a um metro de distância do Polga que já se está a deitar à frente do avançado. E é o Gaitan que com a sua perna direita - que não é o pé de apoio naquela situação - que vai ao choque com o corpo do Polga.

5. Não tenho qualquer duvida em afirmar que não foi penalty. O contacto foi promovido pelo Gaitan. Mas já seria penalty se o pé do Gaitan que fosse atingido tivesse sido o esquerdo.

6. Existem artistas com mais ou menos jeito para fingir penalties. Recordo o que Falcão simulou o ano passado no Estádio da Luz. O Hulk também é useiro e vezeiro. E o James, outro tanto. No Sporting, confesso que desconheço ainda os jogadores. Este ano entraram mais de 40. Mas o João Pereira gosta de tentar a sua sorte a enganar os árbitros. No Benfica, porém, toda a gente conhece a fama e o proveito de Aimar, El Fuço Nolito, Gaitan, Saviola, Maxi, etc, e as habilidades sul-americanas em geral.

7. Só mais uma coisa: O Wolf-qualquer-coisa na disputa com o Garay sofreu falta para penalty. Correram ambos os jogadores, o Wolf-qualquer-coisa bateu na corrida o Garay, ganhou a posição para disputar a bola, colocando-se à frente do defesa e é nessa situação que o Garay empurra com o seu braço as costas do avançado. Coisa diferente seria um empurrão lateralizado com o braço, estando os jogadores a par e ambos com as mesmas hipóteses de chegar à bola. Mas havendo um que se adianta por ter ganho na corrida, isso significa que o contacto que sofre nas costas é um contacto faltoso.



Quando a malta quiser exercitar a argúcia e a inteligência em vez da clubite, vai perceber estas coisas todas com mais facilidade.

1 Comments:

Blogger Agnelo Figueiredo said...

Muito bem observado.
Só que não levas nada desta maioria muito maioritária do benfiquismo.

20:14  

Enviar um comentário

<< Home