segunda-feira, janeiro 23, 2012

SENILIDADES

Os contactos da motherboard e de mais não sei o quê queimaram, tal a intensidade blogosférica que aqui se pratica. Ou seja, o meu velhinho Beep passou à história. Saquei o disco rígido e a drive óptica. Guardei a drive das disquetes como recordação. Vou tentar recuperar a informação do disco rígido para a máquina nova. A qual, aliás, ainda está a ser montada pela malta da ChipTec. Está ali a minha vida profissional dos últimos 9 anos. Entretanto estou seriamente encravado porque os certificados digitais, em especial os das funcionalidades judiciais, estão guardados no disco que está a ser alvo de manobras de salvamento e reanimação. Estou apenas com a possibilidade de consultar os processos, mas não posso aceder activamente. E mesmo assim com tremendas dificuldades, pois o acesso cai reiteradamente neste portátil de fraco desempenho que hoje estou a utilizar em improviso. Desde a semana passada que só consulto um processo da Moita porque estou à espera da sentença. Porque sou legalista nestas coisas de software, tinha os programas todos licenciados. Agora estou a gastar uma fortuna em licenças.Mais do que em hardware. Nesta época de crise com os clientes a pagar atrasado, quando não fogem, era o que menos me dava jeito.

Ah, já me esquecia: o Cavaco. São evidentes os sinais de senilidade. E é por demais evidente que a grande preocupação dele é proteger os reformados da Função Publica e afins. Aqueles que recebem pensões muito acima da medida dos descontos efectuados e que, por isso, e nessa diferença, estão a chular o país, quer pelos impostos que se pagam agora, quer pela dívida que ainda vai ficar, tudo para sustentar aqueles imorais e injustas pensões de reforma. Politicamente está na hora de morrerem Cavacos, Sampaios e Soares. E se tiveren de morrer fisicamente para nos vermos livres politicamente deles, paciência. Estes gajos custam 300 mil euros por ano ao país depois de deixarem a presidencia.

Deixei Eanes de fora porque este Senhor mostrou o que valia por causa de uma pensão. Abdicou de mais de um milhão de euros, por mera coerência ética, bem como recusou a honraria do marechalato. Nenhum dos outros parasitas, em especial os maçónicos, faria uma coisa destas. O percurso politico de Eanes é algo atribulado, mas a verdade é que depois do 25 de Abril foi o único a assumir atitudes destas. E por isso terá sempre o meu respeito.

9 Comments:

Blogger aamorim said...

Calma!!! Todas (mas mesmo todas) as licenças são transferíveis para uma máquina nova. Não é necessário adquirir novas licenças!!! Dá algum trabalho mas compensa. E, já agora, que é feito do backup do disco?
A sensatez e a previdência impõem um disco de backup, actualizado semanalmente (de preferência) ou quinzenalmente (no mínimo). É que quando menos se espera, o PC vai abaixo e depois é o "ai, ai, ai, Deus me livre".
Vamos esperar que tudo corra bem...
Abraço

14:11  
Blogger JCA said...

ai essas cópias de segurança, onde andam?

o certificado digital é facilmente exportado, atenção exportar com chave privada!

(convém instalar mais 5 certificados de segurança, uns são referentes à certificação da Ordem e da Multicert, outros são do ITIJ (ou lá como aquilo se chama, que servem para certificar a segurança do site, de modo a evitar mensagens parvas dos browsers quando se acede)

existem várias opções gratuitas que permite poupar bastante dinheiro em licenças e bastante funcionais.

em relação ao Cavaco das duas uma, ou de facto ele está a ficar xéxé ou então a Sra. Primeira Dama gasta mais do que devia... e assim de facto não há ordenado que sobreviva.

14:56  
Blogger carneiro said...

Amigos, a informática para mim é uma máquina de escrever com um televisor.
manter o blogue e conseguir enviar um e-mail já traduz o máximo a que posso aspirar em termos tecnológicos.

e cada vez que um amigo ou um ex-estagiário mexem na máquina é para ficar pior do que estava antes.

Nas sábias palavras de Bart Simpson "o que interessa é sobreviver"

20:08  
Blogger JCA said...

bem naquilo que eu puder atrapalhar, digo ajudar, o meu e-mail está à disposição.

neste link encontra os certificados necessários para o explorador confiar no CITIUS

neste sitio http://ra2k.itij.mj.pt/ podia-se recolher os respectivos certificados mas está em baixo, eu tenho-os comigo se for necessário é só pedir, servem entre outras coisas, para quando abrimos o CITIUS não aparecer primeiro um aviso se segurança estérico a dizer para não ir-mos por ali (se calhar até que tem alguma razão...) mas pronto, considerações à parte, é fundamental ter-se o PC preparado para o dia a dia, e o mais importante é de facto o certificado digital, recomendo, que tenha sempre uma cópia de segurança do dito numa pen, facilitando assim a importação do dito para um qualquer outro computador.

não esquecer que não serve só para o CITIUS, há o lindo do SITAF, há o predial, comercial, automovel e civil online.

boas... informáticas :P

20:32  
Blogger carneiro said...

obrigado. ainda não chegou a máquina nova. parece que há a hipótese de o disco antigo ser utilizado como externo através de uma adaptador porque as tomadas e ligações já não correspondem ás actuais motherboards.
as soluções estão a aparecer.

20:45  
Blogger JCA said...

sim, mas para se pode recuperar o certificado digital o disco tem de estar como master, isto tem de arrancar o SO ser reconhecido e por fim abrir o IE e exportar o dito cujo certificado, se não é necessário mandar um fax para a OA requerendo expressamente para revogar o certificado actual para depois ser emitido um novo, demora uns dias, será mais fácil arranjar um qualquer PC antigo espetar para lá o disco para arrancar o certificado e pronto, o resto sim, pode via gaveta externa

20:48  
Blogger carneiro said...

Já estou assustado outra vez. amanhã vou falar com os tipos da Chiptec e dar-lhes esta informação. Obrigado.

20:55  
Blogger JCA said...

não é necessário assustar-se, basta arranjar um PC velho, pessoalmente não sou adepto das lojas informáticas dos shoppings e afins, prefiro uma boa e tradicional loja, são mais confiáveis e por vezes conseguem desencantar alguns artefactos.

em todo o caso, basta procurar entre os tarecos que aposto que encontra o que precisa um computador antigo a funcionar.

aposto que o disco tem ficha IDE hoje em dia são todos SATA, mas existe um adaptador que permite ligar à board um disco IDE, mais a maior parte das boards continuam a ter ligações IDE, são as mesmas onde se ligam os leitores de DVD

estão a partir do princípio que estamos a falar de computadores de secretária... eu por exemplo tenho dois discos, um para o sistema operativo, outro para a tracalhada, facilita bastante.

se estamos a falar de um portátil a coisa também se resolve, basta procurar um portátil que tenha o disco avariado e que se possa fazer a mesma coisa que disse em cima, colocar o disco e recuperar os dados que não estão à disposição do utilizador o que basicamente, nos dias de hoje se reporta ao certificado digital, todos os outros dados estão acessíveis.

como disse, qualquer dúvida o meu mail está à disposição, já estou habituado a algumas destas andanças em modo 112

21:03  
Blogger carneiro said...

Obrigado

22:05  

Enviar um comentário

<< Home