sexta-feira, dezembro 09, 2011

SEMPRE OS MESMOS

Ontem decorreu o Torneio dos Salesianos para diversos escalões, embora só aqui interesse os Sub-12. Trata-se de um torneio aberto a equipas de Escolas de Futebol e de Escolas e Colégios "escolares" que não estejam inscritos em competições oficiais. É uma oportunidade para os miúdos que não fazem competição poderem defrontar outras equipas, visando apimentar a actividade de aprendizagem do futebol através do jogo e visando o convívio e o fair-play. Eram muitas as Instituições presentes, desde as Escolas em franchising de Clubes, aos Colégios e às Escolas de Clubes mais modestos. O escalão sub-12 abrange os miúdos nascidos em 2000. Porém admite-se, sem dramas, que um ou outro miúdo, mesmo que já tenha ultrapassado os 12 anos, ainda possa alinhar pela sua equipa pois, por vezes, essa diferença radica no facto de o míúdo ter chumbado no ano escolar e transitar de turma, etc. Ou seja, não vem mal ao mundo quando as excepções são usadas de forma excepcional.

Mas depois há aqueles que nasceram mais espertos do que o comum dos mortais. A Escola Geração Benfica compareceu com duas equipas. Uma delas com miúdos de 11 anos de idade tão franzinos como os das demais equipas e que marcou e sofreu golos exactamente como as outras equipas. Mas a equipa A da Geração Benfica fez alinhar miúdos claramente em excesso de idade. Um deles, o nº 2, tinha no mínimo 14 anos de idade, mais 20 Kg de peso corporal do que qualquer outro e 30 cm a mais do que o adversário mais alto. E a mesma equipa fez alinhar mais 3 jogadores, não tão corpulentos como aquele, mas manifestamente do escalão superior. Aliás, um desses rapazes até está inscrito na competição oficial pelo Benfica, segundo garantiram alguns treinadores que o conhecem das competições oficiais. E no final o treinador daquela equipa ainda teve a lata de exibir um bilhete de identidade com nascimento em 2000, como se correspondesse ao latagão dos 14 anos e como se todos nós fossemos uma cambada de mentecaptos.

Obviamente que aquele Equipa Geração Benfica ganhou os jogos todos, no mínimo por 5 a zero, pois que os miúdos das outras equipas nem conseguiam repor a bola em jogo. E não ganhou por mais, pois que em cada jogo atiraram ao poste mais de uma dúzia de vezes, o que atesta a brutidade e a falta de jeito com que se jogou. Ou seja, aquilo de futebol não teve nada. Nem sequer para os miúdos da Geração Benfica que certamente não aprenderam nada em termos de jogo. Acresce o factor segurança. O meu filho foi jogar, na descontração, sem caneleiras e depois recebe trancada de miúdos com mais 20 Kg de peso do que ele. Sim, porque naturalmente aqueles miúdos usavam a arma que lhes conferia vantagem, ou seja, a massa corporal. Obviamente que foi a última vez. Para a próxima, o meu filho nem chega a entrar em campo.

E isto tudo para quê ? Só para que o Benfica ganhasse mais um torneio. Mesmo com batota, com descaramento, com falta de fair-play e sem vantagem educacional ou desportiva para os próprios jovens. Aliás, bastava ver os acompanhantes das diversas Escolas e Colégios - Linda-a-Velha, Oficinas de São José, Sporting, Sagrado Coração, etc. - para se ver gente normal, velhos e novos, magros e gordos, a conviver e a comentar "a jogada do seu filho", e depois observar um bando de xungas agarrados à rede e de fato de treino à Benfica, sem falar ou conviver com qualquer outra pessoa, mandando piropos ao jovem àrbitro e vivendo o jogo como se uma final europeia se tratasse. Fiquei com a ideia de que aqueles apoiantes eram romenos, tal a diferença de comportamento em relação às outras pessoas. E o que me preocupa é que esta é a imagem externa de um tipo de cultura em que se enquistou o actual benfiquismo. Admito que possam existir outras Escolas Geração Benfica com gente normal. Mas o que descrevi foi o que eu vi ontem durante toda a tarde. E se o Benfica empresta o seu nome e marca a gente daquela, sujeita-se a ouvir o que não gosta.