sexta-feira, outubro 14, 2011

POVO ESTÚPIDO E IMORTAL



Por acaso este entrevistado é adepto do Benfica. Mas poderia ser de outro clube qualquer. O ponto que quero salientar é que esta cavalgadura tem direito a uma opinião política exactamente igual à minha ou igual à tua, que estás a ler estas linhas. Na hora do voto, a opinião daquele atrasado mental vale tanto como a nossa. A chamada democracia moderna assenta no princípio "um homem, um voto". Enquanto for assim, não vamos a lado algum. A única forma de alterar este estado de coisas, passa por obrigar as pessoas a "tirar a carta" de eleitor, da mesma forma que se tem que tirar a carta de caçador ou de condução. As pessoas para poderem votar teriam que frequentar aulas de economia política, teriam que conhecer os programas dos partidos políticos, teriam que estudar os poderes e o funcionamento de cada orgão político autárquico ou central, teriam que estudar os capitalismos e os comunismos. Sobretudo estudar o que são os impostos e como são gastos. E depois, sujeitar-se a exame nacional. Quem não quisesse estudar nem fazer exame, não votava. Só poderia votar quem tivesse a carta de eleitor. Deste modo, teríamos a certeza que as nossas escolhas políticas não seriam determinadas nem por ignorantes, nem por cavalgaduras. O Direito ao voto é, talvez, o mais relevante no exercício da cidadania. Deve por isso ser exercido de forma digna, informada e competente. Sob pena de os votos se comprarem com electrodomésticos ou com promessas de vida fácil que a breve trecho descambam em quebras de rendimento de 20%. A culpa "do estado a que isto chegou" - na imortal alocução de Salgueiro Maia - não é tanto dos políticos demagogos e incompetentes que nos conduziram à bancarrota. A culpa é essencialmente de um povo ignorante que desconhece o funcionamento da economia e dos orgãos políticos, que desculpa e perdoa sucessivas violações das leis orçamentais, que pensa saber tudo em vez de estudar para se informar. O nosso povo encara os partidos políticos como clubes de futebol aos quais basta aderir por razões afectivo/irracionais. Os Partidos Políticos, que 'resolvem' os problemas das pessoas distribuindo subsídios a esmo em vez de deixar a economia produzir riqueza, só têm ganho eleições sucessivas porque o povo vai atrás das promessas de vida fácil. Somos um Povo atrasado e ignorante. E, sobretudo, estúpido, porque toda a gente se acha no direito de falar sobre aquilo que desconhece na arrogância mesquinha de, na hora da verdade, ter direito a expressar a sua opinião, por mais desinformada que ela seja, ou por mais prejudicial que ela possa ser à sociedade. A liberdade do direito a voto é sagrada. Mas o voto só pode ser livre se os votantes souberem o que estão a fazer no momento de votar.

1 Comments:

Blogger José Miguel Marques said...

estava este texto no facebook:
Um coelhinho felpudo estava a fazer as suas necessidades matinais e quando olha para o lado, vê um enorme urso a fazer o mesmo.
O urso vira-se para ele e pergunta:
- Eh, coelhinho, tu soltas pêlos?
... O coelhinho, vaidoso e indignado, respondeu:
- Nunca!!! Venho de uma linhagem muito boa...
Então o urso agarrou o coelhinho e limpou o cú com ele.
MORAL DA HISTÓRIA:
CUIDADO COM AS RESPOSTAS PRECIPITADAS!
PENSA BEM NAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS ANTES DE RESPONDER!
No dia seguinte, o leão, ao passar pelo urso diz:
- Olá amigo urso! Com toda essa pinta de bravo, forte e machão vi-te ontem, dando o cú a um coelhinho felpudo.Já contei a toda a gente!!!
MORAL DA HISTÓRIA:
PODES SACANEAR ALGUÉM, MAS LEMBRA-TE DE QUE EXISTE SEMPRE ALGUÉM PIOR QUE TU !
O problema deste País é que,
quem elege os governantes
não é a malta que lê jornal,
mas quem limpa o cú com ele!"

14:47  

Enviar um comentário

<< Home