terça-feira, setembro 20, 2011

MERDA DE JORNALISMO PORTUGUÊS

Transcrevo na íntegra um artigo editado por GABRIEL SILVA no Blogue BLASFÉMIAS. Exemplifica, à saciedade, o baixo nível do jornalismo português que modestamente por aqui também se vai denunciando. São exemplos claros de falsas-notícias que não revelam os factos conforme se passaram, mas apenas como os jornalistas, enfeudados a certa ideologia, regra geral pela esquerda-urbana de matriz PS, gostariam que se tivessem passado. Volto a afirmar aquilo que ao longo dos anos não me tem calado: a grande culpa pelo estado actual da nossa Pátria tem a ver com a falta de cultura geral, com o desconhecimento das matérias, com a batota intelectual, com a manipulação intencional dos factos e com a mentira descarada para proteger os amigos individuais e colectivos por parte da quase totalidade dos detentores da carteira profissional de jornalista. O jornalismo português, regra geral, é merdoso. Não tem nível. É rasca. Compensa no dramatismo artificial dos títulos e falta de consistência dos conteúdos.
"Toda a impensa escreve: «Partido de Merkel perde eleições regionais em Berlim». Jornalisticamente falando, «perde eleições» quem está no poder. Não era o caso. Logo, a notícia correcta seria «SPD renova vitória em Berlim». Ou ainda mais factual: «Coligação de esquerda vence em Berlim mas perde maioria». É que os factos podem ser chatos chatos, mas não há volta a dar-lhes:

1. O governo estadual de Berlim era formado pela coligação entre SPD e a extrema-esquerda do Die Lieken.

2. Os partidos da coligação perderam votos e deputados: 6 deputados o SPD e 4 o Die Liken.

3. «O Partido de Merkel» ganhou votos e deputados: +2% e + 2 deputados.

4. Os 2 partidos de esquerda que até agora governavam em maioria, perderam-na e provavelmente terão de chegar a um entendimento com o Verdes.

Aliás, é já uma tradição nacional qualquer leitor mais avisado ter de se socorrer de fontes não-portugueseas para saber verdadeiramente o que se passa na maior parte dos países. Veja-se também o caso das recentes eleições eleições na Dianamarca. Pergunte-se a qualquer pessoa e todos dirão que os sociais-democratas ganharam as eleições naquele país. Errado. Na verdade, foram o segundo partido mais votado. Perderam votos e um deputado. Tiveram o pior resultado eleitoral nos últimos 100 anos. O partido do primeiro-ministro cessante subiu votos e teve mais um deputado. Apesar disso, a líder social-democrata será primeira-ministro. Porque os partidos mais á esquerda aumentaram a sua votação e os parceiros conservadores do actual governo desceram muito. A esquerda formou uma coligação com maioria parlamentar. Normal. Já por cá ainda haveria um chiliques e desmaios de raiva se um segundo partido mais votado fosse chamado a governar em maioria. Mas é o que há….
Ainda um pormenor: os jornalistas portugueses, para além dessas omissões, ainda condimentaram as peças com referência a uma eventual penalização governamental por causa das restrititivas leis de imigração. Azar: a nova primeira-ministro e o seu partido são defensores intransigentes dessas mesmas leis e nem pensam sequer em as rever…."