quarta-feira, julho 27, 2011

A COLUNA VERTEBRAL DA SELEÇÃO








32 anos depois, o Benfica de 2011/2012 começa a época, frente ao Trabzonspor, de uma forma que surpreenderá os tais adeptos mais antigos, que devem recordar as Taças dos Campeões Europeus conquistadas só com portugueses. Hoje, em dezanove convocados, dois portugueses. E, ao que tudo indica, em onze titulares... onze estrangeiros. A situação não é inédita, mas esta época ganha contornos mais evidentes, depois das saídas de Fábio Coentrão, Nuno Gomes, César Peixoto e Moreira.



Infelizmente as equipas portuguesas de topo utilizam cada vez menos jogadores portugueses. O actual plantel benfiquista só merece referência especial porque os sucessivos manifestos eleitorais de LFVieira prometem a "coluna vertebral da seleção portuguesa". Sabemos que a coisa mais parecida foi a equipa do FCPorto no Euro2004. Desde então que nem de perto nem de longe será possível a algum clube português reunir em campo qualquer coisa semelhante.



Fica registada mais esta bravata vieirista. A acompanhar a abertura da época circense com a conferência de imprensa de ontem de Jorge Jesus. Mas o Benfica não tem culpa. Que passe a eliminatória!