terça-feira, abril 26, 2011

PORTA 65 OU SOCIALISMO PARA ALGUNS







"O primeiro concurso de 2011 do programa de apoio ao arrendamento jovem «Porta 65» começa esta terça-feira. O período de candidatura prolonga-se até ao dia 27 de Maio, num ano em que estarão disponíveis 20 milhões de euros de apoios."
Notícia daqui

Quando vim estudar para Lisboa, arrendei um quarto com serventia de WC. Como milhares de outros. Porque raio de desígnio divino, existem agora entre 20 e 30 mil jovens com direito a arrendar casa completa à custa dos meus impostos ?

Se não podem arrendar uma casa, fiquem-se por um quarto. Não lhes cai os parentes na lama.

Numa época em que uma geração entre os 20 e os 30 anos permanece em casa dos respectivos pais porque não tem estrutura de vida para viver autonomamente, porque razão os impostos de todos hão-de privilegiar 20 ou 30 mil jovens ?

Porque não, então, privilegiar TODOS os jovens nessa idade ?

Se calhar, porque aqueles 20 ou 30 mil "concorrem" ao abrigo da seriedade habitual dos concursos públicos, beneficiando dos "apuramentos" ditados pelo poder de facto.

Aqueles 20 ou 30 mil são apenas mais uma clientela sociológica que vive acima das suas posses à custa dos impostos da comunidade e beneficiando dos esquemas corruptos de apuramento dos concursos.

O Socialismo traduz-se exactamente neste tipo de burla: em nome de um princípio nobre e elevado estabelece uma diferenciação, transformando uma minoria de alegados pobres em comprovados ricos.

Porque viver num Centro Histórico de uma Cidade quase a custo zero proporciona um benefício só atingível pelos ricos.
E quanto mais poder para "situações excepcionais" o socialismo detém, melhor confere benesses a apaniguados, garantindo a fidelidade duns e o recrutamento de outros.

Entretanto a maioria fica mais pobre porque os seus impostos é que vão suportar aquela regalia alheia.



ACTUALIZAÇÃO: segundo o Jornal de Negócios "no ano passado, recorde-se, foram apoiados 6.348 pessoas, menos 509 que no ano anterior". Ou seja, não se trata de "entre 20 e 30 mil" como dizia a Bola com o seu habitual rigor. Acreditamos mais neste valor de quase seis mil e quinhentas pessoas pois, a serem 30 mil, os 20 milhões de subsídio pouco significariam per capita.
Já agora acrescento outra ideia: este subsídio às rendas acaba por alterar as regras de mercado para o valor das rendas na medida em que senhorios, com inquilinos nesta situação, estabelecem a renda na exacta medida da sua comportabilidade contando com o subsídio. Na prática, isso traduz um aumento do preço das rendas para os inquilinos subsidiados, mas também para os outros inquilinos que não beneficiam daquele subsídio.

Etiquetas: