quarta-feira, novembro 24, 2010

EXIGÊNCIA NO ENSINO

Conheço um miúdo de 10 anos que no 5ºano da escolaridade fez um teste de matemática com 100%.
A única conclusão é que para este miúdo concreto o sistema está errado, subdimensionado na ambição do conhecimento e está a comprometer o crescimento e a aprendizagem da criança. Mais, está-lhe a retirar os hábitos de trabalho, porque para obter 100% num teste de matemática ele nem tem que se esforçar muito. Basta-lhe estar com atenção nas aulas e fazer os trabalhos de casa.
Conheço outra miúda que na mesma turma, por estar "institucionalizada", impunemente manda as professoras "para o caralho" (sic), empurra professores à laia de agressão, vira as mesas do avesso, atira o que lhe apetece para o chão, intimida os colegas da turma - regra geral mais novos - que fogem dela. As aulas decorrem sempre na expectativa da próxima explosão emotiva da criança. Para esta criança o sistema tem psicóloga, psiquiatra, auxiliar de acção educativa de plantão à porta da sala, apoio pedagógico, planos disto e planos daquilo. Deveria obviamente estar internada numa instituição que pudesse corresponder às suas necessidades sem contaminar e prejudicar a turma e, em especial, aqueles alunos que teriam hipóteses de progredir no conhecimento, mas que a Escola se encarregue de lhes cortar as pernas.
O Socialismo no sistema de ensino é isto. Penaliza os alunos brancos, portugueses, bons alunos, bem comportados e inteligentes. Todos os outros beneficiam de discriminações positivas. E chegamos à alegoria da garrafa meio-cheia ou meio-vazia. Quando todos os grupos são objecto de estratégias positivamente discriminatórias, menos um grupo, parece que este grupo que fica de fora é que passa a ser negativamente discriminado. Ou estarei a raciocinar mal ?
E quando um miúdo de 10 anos na sua terceira semana de frequência na nova Escola que não conhece comete o lapso de ter o cartão carregado apenas com 70 centimos e, por isso, a Escola não lhe vende o almoço, alegando a funcionária "tenho muita pena, mas não posso fazer nada"?
E quando esse miúdo está sem comer entre o pequeno almoço das 7:30 e as 14:00 horas - ocasião em que foi resgatado a esta inqualificável situação por um irmão mais velho que lhe acudiu com 3 rissóis - o que deve um Encarregado de Educação fazer a uma Escola destas ?
Sobretudo quando os impostos do Encarregado de Educação servem para pagar a gratuidade de mais de metade dos almoços dos alunos daquela mesma Escola ?
E quando a Turma foi deliberada e cientificamente "criada" para ter a percentagem exacta de brancos, pretos, às riscas, amarelos, cor-de-rosa, europeus, asiáticos, ciganos, africanos, maus, médios e bons alunos, o que deve um Encarregado de Educação fazer a uma Escola destas que, sem comunicação prévia ou autorização, decide fazer da criança uma cobaia para preenchimento de quota de mais uma experiência educativa para constar no curriculum da Directora de Turma e da Escola ?
Amigo Paulo Guinote, estarei eu a ver mal o problema ? É que isto passa-se na Eugénio dos Santos em Lisboa e a criança em causa é o meu filho mais novo e eu estou com a medida cheia. Estou quase a entrar Escola adentro conforme ensinam nos paraquedistas.
Importas-te de dar repercussão no teu blogue a esta situação, na esperança de que alguém tenha um pingo de vergonha na cara ?
Obrigado
Sabes quem eu sou e podes identificar-me sem problema algum se te chatearem.
Aliás, este e-mail é um poste que editei no meu blogue.

3 Comments:

Blogger ups said...

"Conheço outra miúda que na mesma turma, por estar "institucionalizada", impunemente manda as professoras "para o caralho" (sic), empurra professores à laia de agressão, vira as mesas do avesso, atira o que lhe apetece para o chão, intimida os colegas da turma - regra geral mais novos - que fogem dela"......

Mais tarde,se vier a constituir família,vai levar umas lambadas e gritar:VIOLÊNCIA DOMÉSTICA!!!!!

Se chegar a sogra....PORRA!

E até lá?...pois!



ups!

17:02  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Xiiiii....
Não queria estar na pele do Director dessa coisa...

01:38  
Blogger Unknown said...

Podes estar descansado que não se passa nada de anormal contigo... Estás a pensar normalmente, isto é que já está tudo ao contrário...

13:53  

Enviar um comentário

<< Home