domingo, novembro 21, 2010

Amanita phalloides

Parece que estes é que são os cogumelos extremamente venenosos. Quatro Tailandeses empaturraram-se e agora aguardam em desespero fígados para transplante.
E agora formulo uma questão daquelas politicamente incorrectas: E aqueles beneficiários do SNS que descontam ha décadas para a Segurança Social ou para a ADSE e que estão em lista de espera por um fígado desde há anos ?
Se num acidente de viação morrerem quatro pessoas com fígados viáveis para transplante, para que doentes devem ser reservados ?
Pelo sim pelo não e a menos que tenhas um curso de botânica ou que saibas o que são catacuzes - porque quem sabe o que são catacuzes conhece os cogumelos todos - , não colhas nem comas cogumelos no campo. No Pingo Doce são baratíssimos. O que se poupa não vale o risco que se corre, ainda menos a despesa que se vai causar à sociedade com o tratamento hospitalar.
Mais uma pergunta chata: E quem vai pagar o tratamento dos infelizes Tailandeses ? Infelizes, mas gulosos, ou pelo menos imprevidentes...
O SNS deve cobrir as despesas em todas as situações clínicas, independentemente de o doente ter ou não contribuído directamente para elas ? E independentemente do seu estatuto contributivo ? Ou deve haver um limite, num caso ou no outro ?
Há muito que eu defendo limites e até nazi já me chamaram. Agora que já se percebeu que não há dinheiro para tudo e que temos de escolher para quem vai o fígado, pensem nisso.
Porque a resposta decide quem vive e quem morre.

1 Comments:

Blogger Agnelo Figueiredo said...

E os beneficiários do SNS?
Ora aí está uma questão que já me interrogou.

18:01  

Enviar um comentário

<< Home