quarta-feira, maio 26, 2010

SÉCULO PERDIDO

Se nada de fundamental entretanto mudar, a economia portuguesa prepara-se para viver mais uma década perdida: endividada, com crescimento residual e elevado desemprego. É para este cenário sombrio que apontam as projecções da OCDE que tentam antecipar como estarão as economias desenvolvidas dentro de cinco e de quinze anos.

Ler aqui o resto.

Pelo meu lado, agradeço:

1. Ao Rei D. Manuel II que fugiu para a Ericeira borrado de medo de 150 anarquistas e carbonários;

2. Às diferentes lojas maçónicas que chafurdaram na República das Bananas até 1926;

3. Ao Estado Novo que rapidamente se rendeu ao espartilho intelectual da bota de elástico e à cobardia d'alma de inibir o sonho colectivo enquanto decretava a obrigatoriedade de se ser pequenino, pobrezinho, remendadinho, desde que lavadinho.

4. Aos comunistas que em 1974 estoiraram com o que restava de oito séculos de História, entregaram povos inteiros à fome, à miséria e à guerra e rebentaram com a economia metropolitana, atrasando o restabelecimento da economia de mercado e minando-a desde logo com a teoria dos direitos adquiridos e outras inflexibilidades que ao longo dos anos cavaram fossos intransponíveis entre os titulares de direitos inamovíveis e aqueles que nunca chegaram, sequer, a ter direitos;

5. Aos sociais-democratas que desperdiçaram uma década de investimento público e estrangeiro apenas em auto-estradas, descurando a educação dos jovens pelo trabalho, pela disciplina e pelo rigôr, sem nunca terem percebido a necessidade de um rumo colectivo, ainda menos, percebendo qual deveria ser esse rumo.

6. Aos socialistas, versão sec. XXI das parvoíces carbonárias de há cem anos, que paulatinamente conduzem o país para o abismo, preocupados apenas em gastar o que há e onde se pode arranjar mais para gastar, assobiando para o lado como se nada de tremendamente grave se esteja a passar.

7. Aos outros que só criticaram enquanto a teta do Estado não lhes chegou à boca, calando-se de imediato na sofreguidão do acto de mamar.

A todos agradeço terem roubado o futuro aos meus filhos.

Isto vai acabar mal. E na parte em que eu possa ter intervenção directa, garanto que isto vai acabar muito mal para alguns.

2 Comments:

Blogger ups said...

Gostava de te poder contrariar...:)
Mas, tenho que reconhecer que tens toda a razão!

Os teus filhos e os meus netos que futuro terão,após lhe termos dado uma certa qualidade de vida,em paz e com alguma segurança...Eh pá!!!!
Vamos ter a calma que sempre é necessária nestas situações.
Mas há realmente o direito à indignação e ao protesto(...porra!).

Quanto ao mais....CALMA!

ups!

16:18  
Blogger aamorim said...

Nunca tivemos o prazer (ou não) de nos conhecer pessoalmente. Fiquei, por mero acaso, leitor assíduo deste blogue, que conheci através do Veloluso. Porque também sou um apaixonado pelas bicicletas e pelo ciclismo.
Nem sempre estou de acordo consigo (mal seria se assim fosse), mas, mais uma vez, afirmo inequivocamente que estou inteiramente ao dispôr para ajudar a por cobro à situação (de merda) do país em que nascemos e vivemos.
E, infelizmente, não é apenas uma franja, é o grosso da população que pensará da mesma forma. Embora, como é normal, disponíveis em boas intenções, porque quando toca às necessárias acções, quase todos se acobardam. Infelizmente...
Cumprimentos

14:08  

Enviar um comentário

<< Home