sexta-feira, abril 16, 2010

PORTUGAL NA BANCARROTA


Ver aqui

"Portugal é o próximo alvo dos mercados financeiros. Está, como a Grécia, à beira da bancarrota, e ambos parecem muito mais perigosos do que a Argentina em 2001, diz o antigo economista-chefe do FMI, Simon Johnson. A opinião foi publicada pelo "New York Times".

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reagiu de imediato: "Num mundo de expressão livre também se podem escrever disparates sem fundamentação sólida, reveladores de ignorância".

Simon Johnson equiparou ainda o financiamento de Portugal a um esquema em pirâmide (como o utilizado pelo gestor norte-americano Bernard Maddof que lhe valeu a prisão perpétua). O economista diz que Portugal, tal como a Grécia, em vez de abater os juros da sua dívida, tem refinanciado os pagamentos de juros todos os anos através de emissão de nova dívida.

A Grécia pediu para iniciar as discussões com a Comissão Europeia, o BCE e o FMI sobre um programa de políticas económicas, sem que esta decisão constitua um pedido de ajuda, afirmou o Ministério grego das Finanças.

Em resposta, quer o FMI quer a Comissão Europeia anunciaram já que na próxima segunda-feira enviarão missões a Atenas para iniciar conversações com o Governo grego sobre os termos e as condições de um empréstimo ao país. Os países da Zona Euro anunciaram no domingo a disposição de emprestar, neste ano, ao Estado grego até 30 mil milhões de euros, a uma taxa em torno de 5%. O primeiro cheque será do FMI.

Mas como se já não bastassem as reticências do Governo alemão em contribuir com 8 mil milhões de euros para o plano de ajuda à Grécia, aprovado no domingo, soube-se ontem que dois juristas alemães estão a recolher apoios para desafiar no Tribunal Constitucional a legalidade de um eventual envolvimento do país num empréstimo ao Estado helénico.


Notas do Xiclista:

1. Há uns anitos que ando por aqui a aconselhar a não se desfazerem da leira de terra que os avós vos deixaram lá na terrinha, pois mais tarde ou mais cedo, vamos ter que cultivar as nossas próprias batatas para não morrer à fome. Vai ser como o Dr. Jivago. Com a agravante de que poucos de nós temos jeito para a poesia e de certeza que não vamos ter a Julie Cristie para desenjoar as agruras da vida.

2. O actual Pec vai cortar nas pensões dos mais indefesos: os nossos velhos. Mas em breve, a Europa vai obrigar a acabar com a despesa social, em especial, os subsídios aos inactivos. Quem vive nas cidades não deve comprar carro novo, pois mais tarde ou mais cedo, vem a malta dos bairros sociais queimar carros e caixotes do lixo com o Louçã a justificar e a compreender. Aconteceu em França e na Grécia, por cá vai ser o mesmo.

3. Está na altura de comprar arma devidamente legalizada. Em especial quem tem filhos para defender. Isto vai ruir de um momento para o outro. Comprem uma bicicleta. O combustível vai ser racionado.

4. Quem tiver bom crédito nos bancos, aproveite agora, saque dinheiro e meta-o na Suíça. Como isto vai ruir, vamos perder a casinha que temos por cá, mas salvamos o dinheirito na Suíça. Ou não é por isso que a nossa classe dirigente tem o dinheiro fora do sistema bancário doméstico ?

5. Depois não digam que não foram avisados. Os nossos deputados, cada vez que aprovam um orçamento, estão a contrair um empréstimo na Cofidis para pagar o empréstimo da GE, o qual já tinha sido contraído para pagar o empéstimo do Bes, que, por sua vez ,tinha sido contraído para pagar o empréstimo do Barclays que, por sua vez, tinha sido contraído para comprar a carrinha para o trabalho que já não funciona e para cujo arranjo não há dinheiro disponível, pois o pouco que se arranja é para pagar os juros à Cofidis, não sobrando mais nada. Se isto não é um esquema em pirâmide....

6. E quando os especuladores financeiros começarem a dirigir-se à dívida pública portuguesa, os juros da mesma vão disparar da mesma forma que o petróleo há ano e meio atrás. E isso significa uma explosão das taxas que pagamos. (Está na hora de largarmos a indexação á euribor e contratar taxas fixas). Os juristas alemães que estão a tentar impugnar o empréstimo são um artifício do Estado alemão que, pelos tratados europeus, está obrigado a contribuir, mas porque não está para isso, meteu uns paisanos a obter uma decisão do Tribunal Constituicional que impeça o Governo alemão de emprestar o dinheiro. A consequência imediata é que a Grécia vai ser corrida do euro. E nós vamos a seguir.

7. E se soubessem a minha indignação cada vez que saio deste escritório, chego à Rua Augusta e dou com uma dúzia de Ciganos que por ali andam a tentar enganar os camones, com ouro falso, enquanto têm casa camarária e subsídios de reinserção e Tribunal de borla e Hospital de borla, tudo pago pelos empréstimos internacionais que os nossos deputados, ano após ano, aprovaram na AR e que andamos a pagar - nós, aqueles que trabalhamos.

8. Vocês sabiam que os ciganos quando vão em tribo ao Hospital de Santa Maria, exigem ser atendidos à frente de toda a gente, fumam dentro do hospital, cospem para o chão, os funcionários, médicos e enfermeiros têm medo deles e não há um corpo de intervenção que lhes ensine bons modos ? Mas que merda é esta ?

9. Venha daí a puta da revolução, caraças. Para pôr os pontos nos iis. Demagogia, isto? Não, meu caro intelectual. Isto é o sentir generalizado da classe média. Os intelectuais dos blogues que andam ou já andaram pela política, pelo jornalismo e por actividades mais ou menos subsidiadas pelo erário público é que decidiram menorizar e inferiorizar intelectualmente as justas queixas da classe média, chamando-lhes " demagogia". Quando estiverem com uma arma apontada à cabeça, digam "demagogia" três vezes, vão ver que isso resulta imenso...

4 Comments:

Blogger JKL said...

Ora eu assino por baixo. E se não se importar vou transcrever (com o devido link) lá no pasquim...

Ab

09:34  
Blogger ups said...

Porra,falas a sério?


Tudo isto por o fcp estar condenado a não ir à "champions"...

por outro lado o PSI20 sobe na medida dos êxitos do Benfica.
Vamos lá perceber isto!

ups!

ps.O Ricardo Boca Grande está farto de vender colchões com cofre incorporado e o Maurício "cangalheiro" tem um empresa de financiamento dos seus serviços..."Pague agora e morra depois".
Andaram num curso de Novas Oportunidades.
Vão abrir uma nova casa de P....,nas Alcáçovas.Com massagens e tudo.Interdita a Bloguistas e gajos do FMI e outros gajos honestos.
Os da política podem entrar que as mães já lá estão.

15:25  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Ora vamos lá ver porque isto não é ficção:
Leira para as batatas, já tenho e arma legalizada, também.
O que me falta, mesmo, é paciência para aturar esses filhos da puta.
E também não quero ter!

21:11  
Blogger carneiro said...

e bicicleta ?

21:17  

Enviar um comentário

<< Home