segunda-feira, março 08, 2010

AUDAX, AT LAST


Ver mais aqui e aqui.

Fico feliz por ver aparecer por cá aquela subtil diferença no ciclismo de lazer que o torna numa actividade definitivamente inteligente.
Orgulho-me de ter sido dos primeiros a fazer isto de forma consciente. Embora por conta própria Foi assim que conheci na estrada o Pulanito, outro pioneiro. O Ruiruim também o fez de algum modo. O Pedro Vertical Alves e o Albano já fazem coisa um pouco diferente. Tremendamente mais difícil, claro. O Troia-Algarve é outra manifestação espontânea deste desejo de chegar sem querer saber quem foi o primeiro. O Frinxas, o No-Flats e restantes Ruuulaaas não é bem Audax que fazem - mas estes é pela idade e pelo excesso de testosterona. Quando pegam nas máquinas aquilo é a rachar pessegueiro. Se os Ruuulaaas formassem um grupo de forcados, coitado do bicho. O toiro era pegado e logo ali desmanchado e grelhado, com a Bibas e a minha Comadre a pôr a mesa e a fazer a salada, enquanto o som ambiente passava os últimos êxitos do Tony Carreira...(que inveja, seus sacanas, de eu não ter a vossa idade...).
Os meus amigos do Divor também fazem uma coisa parecida com as suas peregrinações a Compostela e a Tomar. Até tentámos um Lisboa-Entradas que permitiu a alguns passar a marca dos 200 Kapas pela primeira vez. Não por não serem capazes até ali, mas apenas porque nunca tinham pensado nisso.

Quando existia o cicloturismo no LA-Alumínios ainda entrámos numa coisa dessas com mais de 170 Kapas. Alverca-Ferreira do Alentejo, por Marateca. Fui naturalmente o último a chegar. Mas cheguei. Ali o único Audax fui eu. O resto da malta foi sempre a rachar (e muitos racharam e não chegaram).

O Audax permite gerir a forma física de cada um. O que interessa é recolher os carimbos no carnet nos controlos dentro do intervalo regulamentar e chegar ao fim antes do tempo limite. Que a folga é grande. Dá para parar, descansar e filosofar sobre o sentido da vida (esta é para mim), fazer fotografias (esta é para o Arioplano), meter uma mine (esta, ao cuidado do Pulanito), visitar uma amiga que se tenha numa das terras por onde passemos (esta ao cuidado do Ups e do Bernardo), visitar uma casa do Benfica (esta é para o Kimbikes), almoçar uma feijoada (esta é para o Plastikman) .

A classificação de resultados é proibida. E quem for para lá dizer que foi o primeiro a chegar faz figura de (e tira o natural proveito de ser) parvo.

Há um ano que não ando de bicicleta. Tenho duas semanas para treinar. Vou-me inscrever. Modéstia à parte, Audaxes daqueles já fiz alguns em solitário para e desde o Divor com mais Kapas. Só desanimei e deixei de lá ir porque os gajos escondem-se e deixam-me a comer as burras sózinho. E para comer sózinho, fico no Pereira que sempre aparece alguém interessante para fazer companhia.

Da forma como está o ciclismo profissional, é uma questão de tempo até os patrocinadores se transferirem para os Desafios Audax. Seria só uma questão de tempo se a estrutura federativa deixasse de olhar para o umbigo e para o candidato camarário mais elegível que garanta a subsistência da estrutura.

Sem saber ainda quem seja, quero enviar uma saudação especial a quem se meteu a organizar este pontapé de saída. Porque a partir daqui o Audax não vai parar.

Ainda falei na Federação nestas coisas mas nunca tive saída. Fui convocado para reuniões, isso sim, mas para discutir o assunto privado de um colega ciclista que andava a desafiar a polícia municipal de Oeiras no respectivo paredão. O que sendo um assunto sério, não justificava certamente a mobilização de tantos licenciados numa reunião. Tudo somado, era capaz de estar para ali alguns 60 anos de faculdade.

Lá nos encontraremos.

8 Comments:

Blogger Victor Plastikman said...

Amigo Carneiro :
Se precisar de companhia para Evora , é só dizer !! Eu tambêm gostava de ír mas , com companheiros conhecidos , ou seja ( de barriga a barriga ).
Já sabe , telefone-me se acha que somos dignos desta proeza !
Já fiz 150 kaps mas , fói o dia todo ( 8:00 AM / 18:00 PM , é claro que tive várias paragens , pois em Almeirim não se consegue passar por lá sem provar uma "sandocha de porco " muito menos a sopa da pedra mas isso é outra conversa , fica pá proxima mas , de carro claro !!!
Fico á espera da sua resposta !!!
Penso tambêm que agora estou um bocadinho melhor a nivel de "pernas" .

Damaiense :::::

18:39  
Blogger FRINXAS said...

Para quando um Audax cá em cima?????

18:56  
Blogger carneiro said...

Vitor, só tens que te inscrever na federação.
Carro para cá logo se vê. Ou vou lá por o jipe de véspera, ou a tua carrinha, ou cravamos boleia a alguém que nos venha cá pôr.

Uma coisa é certa. Dentro ou fora do controlo quando lá chegarmos o almoço é sempre por nossa conta.

Tu é que sabes se te aventuras, pá. Eu não ando há um ano e vou tentar. Tu andas a treinar todos os dias...

19:10  
Blogger carneiro said...

Frinxas, li o regulamento e existe uma subtileza muito subtil: entidades individuais não podem promover uma prova reconhecida como Audax.

Por isso, para fazermos o Audax 300 Porto-Lisboa, para ser Audax tem que ser promovido por quem a Federação deixar...

Podemos fazer um quando quisermos, mas não será reconhecido como Audax, nem contará para o ranking.

19:14  
Blogger carneiro said...

é a 21 de Março.

21:54  
Blogger osgarmo said...

Finalmente!! Esse bicicleta já tava a criar caruncho! Vamo lá a treinar que agora vai deixar de chover e tudo.

07:48  
Blogger ups said...

A matilha do Divor não tem treinado,mas vamos arranjar uma açorda qualquer.
É altura de matar saudades e não te esqueças de trazer o reverendo capelão paraquedista e o amigo Damaiense,mais duas bejecas de Daniells/estás em divida(não me esqueço).
Vou ver se consigo convencer o Nap.

ups!

14:38  
Blogger Kimbikes said...

Olá chicalista , eu até ia a esta audácia , mas e o transporte chega e vira pra Londres ( Loures ).
Isso de fazeres as pazes só se for com as tais Danielllssss , que por supuesto estas a dever ao Divor .
Levas as garrafinhas cheias de wiske e na volta trazes agua da barragem , que é pura e não engorda .
Agora a sério se hover transporte conta comigo .
Abraço e vê lá se vais treinar , fazer umas rampinhas lá para os lados de Monsanto .

01:10  

Enviar um comentário

<< Home