quarta-feira, fevereiro 10, 2010

TUDO A DOBRAR

Ontem a caminho do Moto Salão na Batalha, passei pelo Bombarral pela Oficina eléctrica-auto do meu amigo de infância Fernando António que, ainda por cima, vai ser sogro da minha Afilhada. Ou seja, além de já ser Tio-avô por outro lado, agora vou ser Padrinho-avô. Enfim, uma confusão do caraças que o João Fonseca me arranjou quando me lembrou do Camartelo. Há trinta anos que o não via e nem sabia que ele estava a trabalhar naquele ramo.
Então, descobri que o jipe, para lá de duas caixas de fusíveis, para lá de duas buzinas - o que só de si já é estranho - e de dois pares de rodas no chão, também tem dois depósitos autónomos de água para lavar os vidros da frente e de trás.
Sabia lá eu. De repente, o mija-mija traseiro deixara de funcionar, aqui há mais de um ano, mas pensei que era o sistema eléctrico. Quando estava muito sujo, parava na berma e lavava-o com uma esfregona e um balde que levava sempre nas viagens grandes. Alguma vez me passou pela cabeça que aquilo tinha um depósito onde convinha meter água algumas vezes. E, pelos vistos, é um depósito grande pois durou meia dúzia de anos sem necessidade de ter sido reforçado.
Ou seja, em caso de necessidade, para transportar vinho tinto ou assim... Aquilo leva alguns 50 litros. Ou cerveja. (Informação ao cuidado do Pulanito).
Moral da história, ando de surpresa em surpresa. Noutros tempos, quando o país era rico e os carros nem tinham tempo para avariar, pois eram trocados ciclicamente, preocupava-me lá eu com estas coisas. Nalguns nem sabia onde se abria o capot. Mas agora, com a crise, tenho que me dedicar a estas coisas da mecânica e afins, pois vamos ficar como Cuba e convém saber improvisar para mantermos a frota em andamento. Carros novos, acabou-se... O País faliu. Pelo menos para a malta comum.
Mas voltando à vaca fria, queres ver que a porra (expressão genuinamente alentejana demonstrativa que gosto de matanças de porco preto, quando tenho a hipótese de ser convidado) do jipe, na volta, ainda tem tracção às quatro rodas, com lentas e rápidas e coisas dessas ... Marcha-atrás, garanto que tem, que já experimentei (tive que engatar um cabo de aço e "desviar" por 3 metros um clio que estacionou em frente da garagem do meu prédio)... Eles inventam cada uma....

3 Comments:

Blogger ups said...

Amigo Carneiro ,tens a certeza que não és alentejano do Divor?
O Bombarral nos antigos NUTS pertencia ao distrito das Alcáçovas.Antes do camarada Afonso Henriques ter vindo aqui a "aventar" com a gente para lá da Taprobana..

Haja saúde!

jm

16:37  
Blogger Kimbikes said...

Amigo , cuidado que o jeeppee tem a matricula da eat ( ou seja eta disfarçada ) e como andam por ai uns gajios lá daquela bandas , ou contrário que que dizem o nossos espiões de trazer por casa , podes ser confundido com eles.

Abraço
kbks

02:00  
Blogger pulanito said...

Atenção muita atenção (isto é para ser dito por megafone), cá o Pulanito bebe umas minis, mas do que gosta verdadeiramente é de gajas e vinho tinto, embora seja o vinho tinto que seja mais acessivel últimamente (sabe-se lá porquê!, mas para que conste, para além das grades de minis os barris de tinto também são a minha perdição.

14:47  

Enviar um comentário

<< Home