terça-feira, novembro 24, 2009

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Notícia daqui

" Este ano, em Portugal, já morreram 26 mulheres vítimas de violência doméstica. Mais de metade tem menos de 35 anos e os homicídios tentados chegam aos 42 casos.
Os agressores têm um novo perfil. O indivíduo bêbado e toxicodependente dá agora lugar a um homem jovem, entre os 25 e os 40 anos, com alguma instrução e socialmente bem integrado"

Apenas acrescentaria que também existem casos em que o agressor é a Mulher e não o Marido, embora estas situações ainda estejam mais escondidas.

A reconversão de hábitos sociais pode e deve minimizar este problema. Da mesma forma que passámos, enquanto sociedade, a estar mais atentos aos maus-tratos a menores, também podemos e devemos estar mais atentos a estas situações. Por vezes, basta uma palavra amiga, um conselho oportuno e um "abanão" emocional para alertarmos uma vítima para a situação em que se encontra. E as mulheres têm mais oportunidades para ajudar por esse lado.

Porque, convém termos presente que a agredida, regra geral, não tem consciência de que está a ser vítima de um crime. Inclui o seu triste viver no conceito de crise conjugal e vai-se conformando e sujeitando até que a situação atinge uma espiral tão alta que só pode acabar mesmo em morte.

E nós, homens, vamos assumir a coragem de falar com o nosso amigo e dizer-lhe: "Eh pá, o que estás a fazer é errado, é crime, pode acabar mal para ti e para ela. Mais vale a separação. E vai-te tratar que sofres de uma doença que tem cura. "


2 Comments:

Blogger ups said...

Quando um dos parceiros grita ou profere impropérios ,até que outro passa à agressão física(bofetada,pontapé,arremesso do rolo da massa e.... mais impropérios),onde começa a violência doméstica?


ups!

18:16  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Tens razão. Inadmissível.
Mas sei de dois casos em que, se a triste se atreve a esboçar algum protesto, ainda leva mais porrada.

00:30  

Enviar um comentário

<< Home