domingo, junho 07, 2009

O APELO DO TI' ANIBAL

Serve de pouco, de muito pouco, fazer apelos dramáticos e pungentes à participação cívica nas questões eleitorais europeias, quando se tem um passado anti-democrático, batoteiro e descarado de negação constante da possibilidade de intervenção popular nos referendos dos Tratados Europeus.
É que na eleição dos deputados europeus trata-se apenas da vidinha dos profissionais da política. Nos referendos europeus que nos foram negados tratava-se da vidinha do Povo.
Nesta como em muitas outras questões, a classe política não entende que, de tanto sacanear o Povo com dois pesos e duas medidas, vai acabar por matar a galinha dos ovos doiro que a tem sustentado a gemadas hipercalóricas.

2 Comments:

Blogger Agnelo Figueiredo said...

Tens razão na história do referendo mas acho que estás a ser injusto com o Cavaco. Olha, eu só o censuro por não ter feito de Sampaio!

01:59  
Anonymous Anónimo said...

Azurara amigo,

A classe ditrigente da III Republica, quando chega ao poder faz ( e por vezes afirma) aquilo que Salazar assumiu como uma verdade absoluta: "O Povo precisa é de ser dirigido por quem saiba".
(subentende-se: O povo não precisa de votar...)

Na questão europeia, não há inocentes no bloco central. E cada um dos que foi PM e negou cada um dos sucessivos referendos a que tínhamos direito, não merece desculpa, por muito íntegro e honesto que possa ser. E não ponho em cauda que o TiAnibal o seja. Mas Cavaco Silva foi um dos principais obreiros da negação política a um referendo sobre a europa. Quer no tempo dele, quer agora no tempo de Socrates.
Não só não fui injusto com ele, como nem utilizei os adjectivos todos que ele merecia (a este propósito).

15:17  

Enviar um comentário

<< Home