quarta-feira, abril 15, 2009

PRECISO OPINIÕES




Tenho em confronto duas hipótese de iluminação. Vamos abstrair do preço porque não adianta poupar agora umas dezenas de euros para ficar às escuras numa estrada ou numa mata.
A de cima é a Powerled, usa a tecnologia Led, na posição mais potente das três disponíveis atinge a intensidade de 90 lumens (não me perguntem o que é esta medida, que não imagino).
A de baixo usa a tecnologia halogéneo e em 5 W atinge 40 lumens e em 10 W atinge 60 lumens. Das especificações consultadas em três línguas (inglês, francês e espanhol) não percebi se uma das "tochas" só emite em 5 W e a outra em 10 W, ou se cada uma delas tem a possibilidade de emitir ou em5 ou em 10 W (não é só em português que se escreve mal).
Mas a questão que quero pôr à consideração dos betetistas nocturnos com experiência nestes equipamentos é a seguinte:
1. Powerled e halogéneo. Qual a mais eficiente em termos de foco e difusão da luz ?
2. Qual dos sistemas (baterias) aguenta mais e com qual corro menos o risco de ficar às escuras ?
Adianto que estou inclinado para o sistema de halogéneo porque com duas "tochas" e duas baterias fico com o assunto resolvido para os próximos 50 anos. Mas a questão é a durabilidade das baterias deste sistema. Se a opção fosse apenas entre kits com uma "tocha", a opção seria o sistema Led. Não sei porquê mas inspira-me mais confiança. Até porque este sistema admite a bateria recarregável e, em complemento, pilhas AA. O que admite um reforço na mochila sem peso muito significativo. Ou seja, um sistema muito mais flexível.
Há por aí alguém habituado a andar com lampadas de halogéneo ?
A quem ajudar, paga-se uma bifana numa rulote junto ao Estádio do Dragão.

5 Comments:

Blogger Pedro Alves said...

Olá,

De noite? Mas de noite não se anda de bike;-)

Se a preocupação for durabilidade da bateria para a mesma intensidade de luz a escolha são os leds, pois são muito mais economicos que o halogénio do ponto de vista de bateira. Isto se as 2 baterias forem de litium... o que parece ser.

Certamente haverá melhores opiniões até porque agora só tenho luzes de led´s e de pilhas AAA pois não preciso de mais "luz".

Boas pedaladas

10:31  
Anonymous Carlos Augusto said...

Muito bom dia!!!
Quando se trata de electrões, já posso opinar alguma coisa!
Bem segundo consta 1 lumen é o equivalente a 1 vela ( à antiga portanto).
Na questão LED vs Halogeneo, para mim não surgem grandes vantagens para o 2º, a não ser na desproporção do equipamento.
Led nunca funde, as lampadas de halogeneo para além de perderem mais rapidamente rendimento com o uso, com a vibração fundem com maior facilidade.
Para a mesma potencia em lumens, o LED tem seguramente 100% mais de rendimento, e não estou a exagerar estarei mesmo a ser modesto, claro que estes sistemas tem baterias diferentes, dai provavelmente a autonomia se equivaler, mas faz se a custa de peso extra. As descargas menos "violentas" proporcionadas pelo menor consumo do LED, garante também maior vida útil a bateria. É que camarada Carneiro, não há baterias para 50 anos, e provavelmente quando necessitar de uma nova já não há "spares" a venda para esse sistema e fica inutil. Aí também o LED tá em vantagem pela vida útil da bateria, por poder transportar pilhas AA que por certo garantem mais 2 horas de total pujança. De poder adequar a potencia de iluminação, ao local mais ou menos iluminado, permitindo por certo mais horas de iluminação com um ciclo de carga da bateria.
Viva o LED... não é por acaso que alguns carros já começam a ter faróis a LED!!!
Espero ter sido útil, e que a bifana reverta a meu favor, após a total satisfação do cliente!!!
Mais importante é que o "cliente", fique satisfeito com o resultado do jogo mais logo!
Abraço!
Carlos Augusto

11:12  
Blogger As Minhas Pedaladas said...

A Power led é de longe a melhor opção tenho uma KArma em led e apesar de ter menos lumens que a pOwer led é perfeitamente aceitável em BTT e ainda mais em estrada. A duração das baterias no máximo é 3 horas e em médios, 5 ou 6. Isso não vai conseguir com as de Halogénio, cuja maior qualidade é a cor da luz que por ser mais quente mostra melhor as irregularidades do terreno, mas isso aplica-se apenas ao BTT.
A escolha certa é mesmo A Power led. A luz de trás que aparece na imagem é que não vale nada! e dá trabalho para mudar a pilha, procure uma solução que utilize as mesmas pilhas que a power Led e que tenha um fácil acesso à pilha.
http://asminhaspedaladas.blogspot.com/2008/12/o-peso-e-luz.html

11:20  
Blogger carneiro said...

Eheheh...eu logo vi que assim que falasse em bifanas... E a esta hora os alentejanos ainda não se levantaram, só lá para as 3 da tarde é que começam aqui a falar de petromaxes e de candeeiros a querosene, só para justificar a bifana...

Ainda vou aguardar mais opiniões, apesar da validade das já recebidas.

Já agora, Carlos Augusto, essa da medida da luz, faz lembrar a medida da inteligencia: O Tar. Por isso, existe o Tar, e Decitar, o Centitar e o Militar...
Esta é para os marinheiros da nossa equipa LA... eheheh

11:34  
Anonymous Anónimo said...

Ia mesmo iluminar-te com essas ideias mais adequadas à crise.
O Piteira tem um a "pitrol" e o NAP esteve a fazer compras numa feira de velharias,como prenda de anos.
Por mim prefiro ir às escuras e às apalpadelas.A luz da lua nova chega bem.eheheheh um descanso!
ups!

ps: os Piteiras,por vezes, vão aos cambuzinos à noite;mas eu não sei quem leva o saco;vai daí, deve ser o KEN.

12:24  

Enviar um comentário

<< Home