sexta-feira, janeiro 23, 2009

"VAI TER QUE ESCOLHER OUTRA"

CÓPIA DA CARTA que enviei à Firma Without Stress.


WITHOUT STRESS – Bicicletas
Largo de São Julião, 21
1200-417 LISBOA
Lisboa, 23.01.2009

ASSUNTO: INCUMPRIMENTO CONTRATUAL

Exmºs Senhores,

1. Em Dezembro p.p. consultei a V. Loja no Largo de São Julião, além do mais, sobre o preço de uma bicicleta BH – Expert 7.9.

2. Em 16.12.2008 exibi a um dos V. Gerentes um orçamento que recebera de uma empresa Vossa concorrente, referente a outra marca.

3. De imediato me foi garantido que “por aquele preço, lhe arranjo a BH, com esse grupo, esses travões e essas rodas”.

4. Fui advertido de um tempo de espera para entrega de um provável mês completo.

5. Ficou assente de que me seria facultado, para prova, o uso de um quadro de 17” para confirmar a respectiva medida.

6. Perguntei se era necessário deixar sinal e foi-me dito que não valia a pena.

7. Para mim o negócio ficou fechado e, em consequência desisti em definitivo da compra na empresa Vossa concorrente.

8. As semanas foram passando e comecei a deslocar-me uma vez por semana á V. Loja, inicialmente para saber quando me facultariam a bicicleta para o teste e ultimamente para saber novidades da encomenda, já que o mês se tinha completado.

9. Ontem, 22.01.2009, deparei com um outro gerente da V. empresa, que se revelou desconhecedor em absoluto da situação e que, por isso, não disfarçou que a bicicleta nem sequer tinha sido encomendada.

10. Pegou na máquina de calcular a fazer contas sobre o preço, só tendo parado quando eu lhe disse que a “conversa do preço tinha sido resolvida há mais de um mês”.

11. Logo após invocou “que o material Shimano tinha aumentado 30 %” e largou uma frase que guardarei para o resto da minha vida como um tesouro da melhor prática negocial lusitana: “vai ter que escolher outra”.

12. Claro que “vou ter que escolher outra bicicleta”. Mas não será na Vossa Loja. Era o que faltava.

13. Chegados aqui, constata-se o amadorismo e a falta de integridade comercial da Vossa empresa.

14. Comprometeram-se com um preço para evitar que eu fosse comprar noutro lado, nem sequer fizeram a encomenda, andaram-me a entreter durante seis semanas da minha vida.

15. E violaram um contrato. E quem viola contratos desta forma ligeira e leviana ou é desonesto ou tem falta de carácter ou não sabe o que anda a fazer. Ou tudo junto.

16. Causaram-me, do modo descrito, prejuízos. Que não são apenas de defraudação de expectativas contratuais, mas também financeiros, pois perdi um bom preço na Vossa concorrência quando acreditei que a V. Empresa queria fazer negócio comigo.

17. Compreenderão, por isso, que, ao contrário do que tenho feito, não mais encaminhe para a Vossa Loja pessoas amigas e conhecidas que querem comprar a primeira bicicleta. Nem tão pouco voltarei a gastar um tostão na Vossa Loja.

18. Compreenderão, também, que divulgue este Vosso lamentável comportamento comercial pelo comunidade ciclística, incluindo os blogues.

19. E que também informe a Federação de Cicloturismo da qual sou sócio.

Atentamente

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Carneiro,
amigo não leves a mal a brincadeira.
O melhor é a malta da Graça do Divor passar por aí ,ou por outro lado qualquer e roubar uma dessas biclas.Só não alinhamos em roubar vermelhas/os...imagina porquê???eheheheheh!
Ups!

13:28  
Blogger Pedro Alves said...

Olá Carneiro,

Já tínhamos falado disto das bicicletas novas há uns tempos...

Eu pessoalmente já não compro em Portugal bicicletas ou material (excepção de cabos, câmaras de ar, e pouco mais) há mais de 3/4 anos.
A razão é simples, apenas preciso de mão de obra especializada... Para comprar o mais difícil é ter os Euros, bicicletas não faltam.
A única coisa que tenho algum cuidado é existir representante da marca em PT. Perante um problema, e contactando directamente as marcas encontra-se sempre solução, cá ou não. Nunca tive problemas. Com a vantagem de não se ficar a dever favores nem de andar a "pedinchar" e muito menos de esperar 3 meses por uma coisa que demora 4 dias a chegar por DHL.
Curiosamente sou o feliz proprietário de uma Cinelli (para substituir a a Trek... muito pouco adaptado a minha morfologia) marca representada pela Without Stress.
Há uns tempos fui lá e perguntei quanto custavam os quadros que queríamos (na altura o Simões também estava comprador).
Fiquei contente por haver representante da marca cá.... e... "Without stress" comprámos os 2 quadros na Alemanha com 60% de desconto relativamente ao preço praticado pela "Without stress".
Como tenho historias parecidas com algumas lojas cá do burgo.. mando vir... não compro cá.. é pouco patriótico mas cansei-me!
Agora ando à procura de um quadro de 6Al/4V em 2ª mão... coisa que cá custa preços que não se podem comprar... para ver se finalmente me livro do carbono... e mais uma vez...

Boa sorte,

13:49  
Blogger Ti Marix said...

Caro Sr. Xiclista, antes de mais, deixa-me louva-lo pelo fantástico blog, do qual sou leitor e fã há já muitos meses. Nunca aqui escrevi, mas sou um espectador atento. Em relação a este incidente, não tecer comentários, mas tenho uma Loja em Setubal e tinha um enorme prazer em ajuda-lo na escolha de uma máquina de BTT. Pode ser que consiga algo dentro do que procura.
Para me contactar, coloque um comentario em http://fazvergonhas.blogspot.com/, pois acho que não tenho o direito de me publicitar nas suas páginas.
Um abraço
Ti Marix

15:32  
Blogger carneiro said...

Ti marix,

já lá deixei o meu contacto.

Quanto ao blog, obrigado pelas palavras simpáticas que não mereço em medida tão generosa.

15:53  
Blogger Ti Marix said...

Não pessoa de falar por falar...
E há pouco esqueci-me de agradecer a palavra de apoio por termos chegado a Sagres.
Por alguma razão parece não ter recebido o meu mail.
Se quizer deixar nº de contacto no Faz Vergonhas, não tem problema, pois ele não será publicado.
Ti Marix

17:02  
Anonymous Anónimo said...

Se não houvesse tanta gente a alinhar nestas tangas tão à portuguesa e os mandasse àquela parte, não havia tantos artistas a dar música ao pessoal...

19:47  
Blogger Kika said...

Eu alinho nessa coisa de roubar umas bikes :))) e até podem ser vermelhas e até podem ser na loja do Sr "vigarista"... bora lá...

21:52  
Blogger prod83 said...

Os meus parabéns por essa atitude. Vendedores como estes, infelizmente, há imensos, nos mais diversos sectores. Atitudes como esta, é que são poucas e por isso é que estas situações continuam a acontecer.
É preciso mostrar que o cliente também tem poder...

23:15  
Anonymous Anónimo said...

Há uns anos, o representante em Portugal de uma marca americana de bicicletas também me andava a dar música por causa de um componente que partiu na garantia e eles não havia maneira de resolver o assunto da única forma decente, que era trocar o acessório. Ao fim de quase dois meses a entreter-me (a garantia acabava nesse mês), dei-lhes uma semana para resolver o assunto ou escreveria uma cartinha a contar a história ao CEO da marca lá nos EUA e a apresentar uma queixa formal e para eles não terem dúvidas, até lhes disse o nome dele e o endereço da marca, dados que apurei na internet. Quatro dias depois, estava a receber o acessório pelo correio...e escusado será dizer que bicicletas daquela marca, nunca mais. Neste caso, devo clarificar que a loja foi impecável, o problema foi mesmo o importador. Isto tudo para acentuar que se a malta não fôr tesa, os gajos até nos mijam em cima...

16:25  

Enviar um comentário

<< Home