quarta-feira, dezembro 10, 2008

SÍNDROME METABÓLICA



Controlo da síndrome metabólica - Frutos secos aumentam benefícios da dieta mediterrânica
Acrescentar nozes à dieta mediterrânica tradicional, rica em frutas e vegetais, pode originar benefícios extra para a saúde, afirmam investigadores espanhóis num estudo publicado “Archives of Internal Medicine”, que descobriram este efeito no controlo da síndrome metabólica.

Uma equipa liderada por Jordi Salas-Salvado, da Universidad de Rovira i Virgili,em Espanha, verificou que uma porção diária de frutos secos ajudou um grupo de pessoas adultas a controlar a síndrome metabólica, uma série de desordens como a obesidade, colesterol e pressão arterial elevados e níveis anormais de glucose, “Os resultados do presente estudo mostram que uma dieta mediterrânica tradicional, não restringida em calorias e enriquecida com frutos secos, com níveis elevados de gorduras, gorduras insaturadas e apetecíveis, é uma ferramenta útil no controlo da síndrome metabólica”, escreveram os autores no relatório publicado no “Archives of Internal Medicine”.Estes resultados somam-se às provas sobre os benefícios da dieta mediterrânica para a saúde. Este tipo de alimentação é rica em vegetais, peixe, gorduras mais saudáveis, como o azeite, e baixa em carne vermelha e álcool.

Estudos anteriores relacionaram esta dieta com uma diminuição no risco de desenvolvimento de diabetes, asma e outras doenças.Os investigadores observaram 1124 pessoas em Espanha, com idades entre 55 e 80 anos e que corriam riscos elevados de desenvolverem problemas cardíacos. Durante o estudo, um grupo seguiu uma dieta baixa em gorduras, enquanto os dois outros grupos seguiram a dieta mediterrânica: um com um litro extra de azeite por semana, outro com o consumo adicional diário de 30 gramas de frutos secos. Inicialmente, quase dois terços dos homens e das mulheres cumpria os critérios da síndrome metabólica, mas, após um ano, esta condição reduziu em 14 por cento nas pessoas que tinham comido mais frutos secos, o dobro da redução registada no grupo que consumiu mais azeite e sete vezes mais que no grupo com dieta baixa em gorduras.Os frutos secos contêm nutrientes benéficos, como fibra, arginina, potássio, cálcio e magnésio. Além disso possuem um nível elevado de gorduras insaturadas similares às do azeite, destacaram os autores.



Dados do estudo:Título: Effect of a Mediterranean Diet Supplemented With Nuts on Metabolic Syndrome Status - One-Year Results of the PREDIMED Randomized Trial.Publicação: Archives of Internal Medicine, Dezembro de 2008, volume 168, nº 22, págs. 2449 a 2458.Autores: Jordi Salas-Salvadó; Joan Fernández-Ballart; Emilio Ros; Miguel-Angel Martínez-González; Montserrat Fitó; Ramon Estruch; Dolores Corella; Miquel Fiol; Enrique Gómez-Gracia; Fernando Arós; Gemma Flores; José Lapetra; Rosa Lamuela-Raventós; Valentina Ruiz-Gutiérrez; Mònica Bulló; Josep Basora; María-Isabel Cova



(enviado por JM)

1 Comments:

Blogger ups said...

Também aconselhável o consumo de um ou dois dentes de alho por dia,esmagado um pouco antes.Mal cozido ou mesmo crú(se o sabor for aceitável).
Haja Saúde
jm

11:18  

Enviar um comentário

<< Home