segunda-feira, setembro 22, 2008

ÉTICA

"Ramalho Eanes prescindiu dos retroactivos a que tinha direito - e que um Tribunal lhe reconheceu - relativos à reforma como general, que nunca recebeu. O ex-Presidente não aceitou essa quantia (a qual ascenderia a mais de um milhão de euros). A reforma só começou a ser paga em Julho. E poderia acumular com a reforma de Presidente da República."
O apoio que dei à CNARP em 1980 custou-me a fama de perigoso esquerdista na Universidade Católica. Com consequências profissionais que ainda hoje sinto. Mas na altura era um jovem a pensava que isto da liberdade era mesmo assim...livre.
O que me atraía no General era o ângulo da respectiva coluna vertebral. Politicamente divergi dele pois que mais tarde ou mais cedo acabo sempre por me voltar contra o poder instituído.
Mas passados estes anos todos, sabe bem ver um homem do regime a recusar privilégios do regime, mesmo que baseados nas teorias da "igualdade" e dos "direitos adquiridos".
Efectivamente, essas teorias não são absolutas. Pois que a ética a elas se sobrepõe. Sempre. Como não pode deixar de ser. A lei não pode apenas ser 'legal'. Tem que ser justa. E quando é injusta suscita nojo e repugnância por parte de quem é íntegro. A luta só é por questões de princípio quando não causa enriquecimento material.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É a forma como os Homens sérios tratam os assuntos sérios.
São esses fogachos de honestidade que ainda acendem a esperança.
Boa,XICLISTA:isso de ser do contra não é defeito, é virtude...de ser sério!

20:08  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

14:18  
Blogger carneiro said...

Filomeno,
Devem existir várias. Ele foi presidente durante 10 anos, e os portugueses têm a tendencia para bajular quem é o detentor do poder...

Já agora, sabes o que é um espanhol ?

è um português que nasceu do lado certo da fronteira.

Abraço.

14:45  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

17:29  

Enviar um comentário

<< Home