terça-feira, setembro 30, 2008

PELOTÃO - TÁCTICAS I

(foto do Torpedro)
Até Vila Franca de Xira, aconteceu isto: eu à frente a tentar meter o ritmo nuns miseráveis 22/23 Km/H e a malta a preguiçar lá atrás. Fiz cerimónia e não berrei chamando-lhes mariazinhas, maricas e assim. Mas atrasámos meia hora até Porto Alto. Depois, até Pegões, o ritmo espicaçou. Até demais. A junção do Joaquim Miguel aconteceu numa situação em que alternados, eu e o António Piteira, puxámos garantindo a média de 25. Isto depois de uma fase em que a malta quis andar a 30 e a mais, com o Nap e o Kim Piteira em plano de destaque... Mas a caminho da Vendas Novas, passámos por zonas de turismo sexual e, atingidos pelas feromonas que pairavam no ar, alguns ciclistas arreganharam o beiço, expondo o orgão de jacobson (não, não é isso que estão a pensar; eu depois explico), descompensaram, tornando a média ainda menos consistente. Nesta fase, a orografia começa a ondular e eu tirei o cavalinha do chuva - apesar de pouco depois termos sido atingidos pelo dilúvio. Eu explico-me: conforme aqueles que me acompanham bem sabem, a descer não há pai para o Xiclista. É a rigidez do quadro, é a fluidez das rodas campagnolo e, em especial, é a magnífica e esmerada técnica ciclística apoiada pela lastro barrigal. Mas, razões técnicas à parte, desço bem e gosto de aproveitar as descidas. Aliás, custa tanto subir que não aproveitar uma descida é uma estupidez, um pecado venial até. E quem trava numa descida, então, comete pecado mortal. Devia ser irradiado do ciclismo. Travar, só nas serras, nunca na estrada normal. E no nosso grupo há alguns pecadores sem redenção. Assim, quando a orografia começa a ondular, fujo uma centena de metros ao pelotão para evitar andar a travar atrás daqueles que não têm a minha velocidade a descer. Acresce que é mais seguro, pois escolho com segurança as trajectórias de curva descansado por saber que o Nap está a articular lá atrás. Obtenho, ainda, a pequena vantagem de começar as subidas no meu ritmo e regra geral acabo apanhado pela malta, ou pelo menos pelo Kim Piteira e pelo Ricardo, pois eu subo mais devagar. E gosto de começar a subir sózinho, pois o ritmo que escolho não fica influenciado pelo dos que me acompanham. E assim poupo-me muito mais. Finalmente, tento chegar aos topos com alguma margem de energia para poder aplicar 4 ou 5 pedaladas mais vigorosas já na pedaleira 50 para imprimir maior velocidade logo no início da descida seguinte. E, depois, vou por ali abaixo entregue à minha extraordinária técnica ciclística, respirando bem, bebendo, comendo, mas sem pedalar. Para mim, esta é a melhor forma de aproveitar a estrada e poupar energias, recuperando o ritmo cardíaco para níveis de conforto. Recapitulando: subindo devagar, pedalando com força no início da descida e descendo sózinho sem pedalar - e sem travar. A média da viagem garante-se nos troços planos, acertando o ritmo cardíaco e mantendo-o abaixo do limiar. Não é a subir ou a descer. Foi esta a razão pela qual fui lá para a frente desde Vendas Novas.
Para a próxima temos que fazer uma sessão sobre a organização do nosso pelotão para o tornar mais eficaz. É melhor marcar um jantar para isso e garantir a presença do Presidente que só os afazeres públicos impediram, desta vez, que ele completasse os 200 kapas.
Por falar nisso, não percebo que me tivessem avisado do churrasco já vinha eu nas rotundas de Beja com transporte à minha espera em Montemor... Se não queriam convidar, não convidavam. Agora convidar desta maneira, só para dizer que convidaram...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É por não ser tão dotado tecnicamente que eu vou sempre atrás,travando e fugindo ao contacto:à Nuno Gomes.

14:16  
Blogger carneiro said...

não és, porque não tens uma barriga como a minha para obrigar a bicicleta a descer....

14:24  
Anonymous Anónimo said...

Ó Xiclista, essa 'técnica' é a unica -inteligente- que se pode usar. Qq criança qd aprende a andar de bike faz logo isso.

Até com o meu carrito de linhas faço isso com a embraiagem. No tempo da outra senhora, costumava-mos dizer: «A descer, é por conta do Salazar» ;-)

15:31  
Blogger carneiro said...

Ora bolas, e eu a pensar que tinha descoberto qualquer coisa de importante. Afinal qualquer criança sabe... Vou-me matar !!!

15:46  
Blogger pulanito said...

Sim senhor, qual Mourinho qual carapuça. O homem sabe da poda, explica-se que nem um doutor, e melhor ainda, executa que nem um ourives.
Gostei...e à medida que escrevo não deixo de pensar no professor bitaites. Não é ligação nenhuma, é só mesmo coincid~encia.
Esta palestra a que vocês só têm acesso via "pantalla de ordenador" já a tive eu ao vivo, a cores e a subir...e não é que o homem tem razão...travar numa descida é quase- quase não é mesmo! - crime de lesa pátria.
Ganda Carneiro, não só está em forma a bicicletar, como a botar faladura treinante. És para além de amigo, um estratega do pedal e da bifana..e porque não? e porque não?
Não sei se atinas com o meu non sense..é que hoje estou p'raqui virado.
Tinha uma reunião que foi cancelada e então descarrego a minha raiva aqui no teu espaço para comentários, que está para os ciclistas amadores, como o muro das lamentações está para aqueles gajos de barba que se vestem à comerciante de gado do século dezanove ( não me lembro como se escreve em romano)da feira da malveira.
E agora vou-me embora antes que tu apagues o comentário.
beijos, bifanas e abraços...como v~es não falo em minis..é que ando em tratamento abstencionista.

16:45  
Blogger carneiro said...

eheheh...Oh Piteira, olha outro á rasca da barriga...primeiro o Dr., agora o Nap....Metem-se a acompanhar a gente crescida e depois....

Olha Nap, a palestra era só para justificar um jantar. Até engraxei o Presidente... Ifiunouoróimin...

a malte do Divor sabe lá onde se meteu com nós os dois ambos...eheheh

17:15  
Anonymous Anónimo said...

Jantares,almoços,pedaladas a subir,a descer,a rolar,bifanas,quecas(são uns pequenos bolinhos especialidade da pastelaria da estação das Alcáçovas),minis,vinhos de todas as marcas,com ou em 7 up,esta malta quer mais.
Só não quero dormir com vocês,porque ressonam que nem uns trombones.
Da próxima meterá um jantar com o alto patrocínio de "O Presidente".
Temos que fazer a Assembleia para aprovação do Plano de Actividades.
...Cabeças pensantes vão pensando,que o vosso pensar tem Graça!
UPS!

17:38  
Anonymous Anónimo said...

eheheh...Oh Carneiro, olha para eles á rasca...primeiro o Dr.(este foi da especialidade da pastelaria da estação das Alcáçovas), agora o Nap...(este foi da especialidade da pastelaria de Moura) e agora o Ricardo à pouco passei pela loja e o Sócio disse-me que de tarde não tinha vindo porque estava doente a gregar-se todo...Metem-se a acompanhar a gente crescida e depois....
Qual é a próxima?
Vamos a ela agora que isto está afinado...
J.P.

20:56  
Anonymous Anónimo said...

poça que hoje percebes tudo ao contrario ou eu estou-me a explicar mal hoje.
Queria dizer exactamente que tu é que é que estás certo em fazer essa táctica. Ou seja, estava a elogiar-te.

22:48  

Enviar um comentário

<< Home