segunda-feira, julho 28, 2008

PEDRO ALVES



Foram 640 Km seguidos, apenas com pausas técnicas para alimentação. Entre as seis e as sete da manhã fui ao encontro do Pedro na Nacional 10 ao norte de Lisboa. A cara mostrava cansaço. Pudera, desde as 16 horas do dia anterior que ele estava a pedalar. Desde Viana do Castelo já perfizera cerca de 400 Km em cerca de 15 horas de esforço. Nem imagino o que tenha sido o período entre a meia-noite e as cinco da manhã pela Mealhada, Coimbra, Condeixa, Batalha, Venda das Raparigas...
Passámos pela Expo às 7:02 Horas, exactamente cinco minutos antes do horário previsto. O que, só por si, ilustra o rigor extremo do planeamento e a disciplina espartana no desempenho. E também a qualidade atlética do Pedro, pois que só em boa forma física se consegue respeitar planos de desempenho.
Acompanhei-o até Setúbal. Também com o Arioplano, esse amigo que se vai tornando companhia indispensável nos passeios importantes. De Tróia até Sagres conheço bem a estrada. Já a fiz algumas vezes em ambos os sentidos. Por isso, posso com conhecimento de causa apreciar e louvar o esforço destes derradeiros 200 Km. Gostaria de ter ido com o Pedro. Mas para o ritmo dele, essa tarefa era-me impossível. Nos primeiros 400 Km, o Pedro mantivera a média de 27,5 Km/hora em andamento. E uma média dessas não está ao meu alcance para tantos quilómetros consecutivos.
Já de noite recebi a confirmação via sms. Tinham chegado a Sagres às 18:30 Horas.
O Simões, que não conheço ainda e que é ciclista mais para a minha idade, também largou de Viana e aos 400 Km vinha com uma hora da atraso. Não tenho dados concretos, mas presumo que também tenha chegado a Sagres. A façanha do Simões, assim, é tremenda. Aliás, a chegada a Lisboa já seria só por si extraordinária.
Pois bem, enaltecer a dimensão do feito atlético é o mínimo que posso fazer. Todos nós que gostamos de andar de bicicleta e temos a mania que somos ciclistas, ficamos arrasados pelo tremendismo destas façanhas. É que foram 26 horas e meia de viagem em cima de uma bicicleta. A controlar o esforço, a alimentação e a hidratação. A resistir à fadiga e às dores parasitas que se vão instalando pelo corpo. E estar sempre focado, concentrado. Também no transito e nos demais utentes da estrada.
Enfim, não tenho dúvidas em considerar a viagem do Pedro Alves e do Simões como uma das páginas mais heróicas do ciclismo português. É que, além do mais, não consta que os profissionais façam disto.
Eu tive a sorte de ter partilhado um pouco da estrada com o Pedro. Sinto-me honrado. Tremendamente honrado por atletas deste calibre aceitarem o meu convívio. E para lá da amizade que assim se cimenta, fica a sensação de ter estado presente quando aconteceu uma página da História de Portugal. Pois a história dos povos assenta na heroicidade dos anónimos. E eu vi um futuro ex-anónimo a escrever uma página brilhante do desporto português.
Parabéns, Pedro e Simões. Que grandes atletas que vocês são !

14 Comments:

Blogger pulanito said...

Parabens ao Pedro e ao Simões...
Quando for gente, quero ser gente como eles...

20:12  
Blogger Amândio Pina said...

Parabéns, pois é um feito que não está ao alcance de qualquer um.
Gostava de um dia também fazer algo do género.
Vou combinar com os meus colegas ciclistas aqui de Mangualde.

20:53  
Blogger Photozonia said...

Sou o primeiro a comentar! Mas de que forma posso eu comentar? Já disse muito neste Post. Reforço as suas palavras "...uma das páginas mais heroicas do ciclismo português..." e "...um futuro ex-anónimo...". Este feito do nosso ciclismo não pode de modo algum cair no anonimato e tenho a certeza que serão muitos a fazer eco desta conquista. Merece o reconhecimento de todos nós!

22:02  
Blogger Arioplano said...

O Arioplano assina em baixo.

22:38  
Anonymous Anónimo said...

Sem dormir??!!
...que loucura...esse Homem é um Herói! Sobretudo para ele próprio pois conseguiu ultrapasssar os seus 'limites'.

A mim esta noticia, mais do que um feito atlético, deu-me entusiasmo, muita coragem, para eu ultrapassar os meus 'limites'. Obrigada ao Pedro Alves e a Simões! :-)

22:55  
Blogger Pedro Alves said...

Olá amigo Carneiro,

Nem lhe digo nada...
Ficámos comovidos com essa sua descrição. Enfim...

Só temos de lhe agradecer a si e ao Arioplano a ajuda preciosa que nos deram para chegar a Sagres.
Depois deste seu relato, pode parecer banha da cobra mas como já lhe tinha confessado a chegada a Lisboa era complicada e a vossa companhia foi preciosa... mais do que possam imaginar.

Muito Obrigado.

23:11  
Anonymous Anónimo said...

Carneiro.

Até faz faltar o ar:que grande proeza efectuada pelo Pedro Alves e pelo Albano Simões,com andamentos diferentes como já era previsível pelas descrições dos treinos que o Pedro ia fazendo.
Só quem se monta nas biclas pode verdadeiramente imaginar quão difícil deverá ser efectuar uma jornada tão longa---"Puxa Gente!"....doi-me o corpo todo só de pensar!...QUE GRANDE ESTOFO FÍSICO E PSICOLÓGICO!

De resto basta olhar para a foto do Pedro à chegada à Vila de Sagres:já vai aliviando a "Bochecha"....

Estou certo que o Pedro Vai botar figura nessa tal futura "loucura" em terras de França.

Tenho amigos aqui em Évora que são motards e que me afirmam ser muito dificíl fazer essas distâncias mesmo de mota.

E para o nosso comum amigo NAP:deixa-te de sonhos, o Pedro tem trinta e picos anos(e isso tb.ajuda).

Para nós já bastará que o Pedro nos "regale" com a sua presença de vez enquando lá para os lados das bifanas(Vendas Novas),ou quem sabe possa vir um dia até à Graça do Divor com o Xiclista,o Arioplano,o Kimbikes e todos os outros que conseguirem arrastar até cá.

Haja Saúde

Joaquim Miguel

12:25  
Blogger carneiro said...

"à chegada à Vila de Sagres:já vai aliviando a "Bochecha"...."

Pois uma das tais dores parasitas que se vão instalando...

Mas na foto supra, ele baixou a cabeça e cerrou os dentes...eu sei o que me custa chegar àquela subida com 160 Km nas pernas... Ele estava a chegar a ela com quase 400...

O Simões é da minha idade. E foi capaz. Este Simões é um caso sério.

Eu e o Pulanito - e aquela malta de Mangualde - também seremos capazes. Cada um no seu ritmo, obviamente. No meu caso, desde que o coração não ultrapasse as 130 ppm, a distancia é quase apenas uma questão mental...Com a companhia devida...

A "loucura em França" é um sonho que se está a espalhar como um virus...

Há quem faça os 1200 Km em 44 horas - ao estilo do Pedro. E há quem os faça em 89,5 Horas (o limite é 90 horas). E estes conseguem dormir 6 horas por noite e tomar um banho diário...

França não é impossível, Joaquim Miguel...

Também queres ir ?....Dava-nos jeito um técnico na estrada... eheheh

è que fazendo as contas por grosso, temos:

90 horas = 3,75 dias

1200 K : 3,75 dias = 320 Km/dia

320 Km : 20 Km/hora = 16 horas

Logo, 16 Horas a pedalar a 20 Km/hora e 8 horas a dormir/comer/higiene.

É possível...

13:28  
Blogger Arioplano said...

O Arioplano é como aqueles gajos que andam junto de pessoas famosas para se acharem como elas. Andar com o Carneiro, o Pedro e outros, faz-me achar que sei andar de bicicleta.
O Pedro Alves é verdadeiramente impressionante. Inabalável. Durante os poucos Km que lhe servimos de escolta nunca fraquejou, nem nas subidas de Azeitão.
Um amigo, meu impressionado epelo feito, inocentemente, esperava ter visto uma referência televisiva ao Pedro e ao Simões, afinal de contas saíra na Lusa. Em vão, devem andar a noticiar um novo par de brincos do Cristiano Ronaldo ou assim.

14:24  
Blogger carneiro said...

Arioplano,

Muito obrigado por me colocares ao nível do Pedro e do Simões... mas não basta a gentileza e boa vontade dos amigos para nos tornarmos bons ciclistas...é preciso bastante daquilo que não tenho.

Agora é que percebi tudo: tu querias era aparecer na TV...

Mas tens razão. Para que serve ter amigos a fazerem coisas tão extraordinárias se não conseguimos aparecer na TV à pala deles ? eheheh

15:20  
Blogger Arioplano said...

Agora que leio o meu post anterior, já houve dias em que digitei melhor. Tenho de passar os dedos pelo esmeril.

17:03  
Blogger Arioplano said...

Quanto à TV,ninguém os arranca da cama num domingo às 7H02 mas esperá-los em Sagres não tinha ficado mal.

17:04  
Blogger carneiro said...

Deixa lá o esmeril. Eu às vezes também digo "cerebrelo". Vá-se lá perceber o que rima com "brelo"...

20:33  
Anonymous Anónimo said...

Carneiro.
Não brinques...Acontece que França é o país da Europa que melhor conheço e aprecio.
Com o Piteira já pedalei até Lourdes:ao meu ritmo+/-100 km/dia e na sequência da ida a Santiago de Compostela,há 2 anos(lá por cima pela Galiza e Cantábria--com exclusão da zona de Bilbao-Irun,por motivos de segurança rodoviària e não só ).

Quando é isso das loucas pedaladas em França---como apoio,claro.Parece-me viável e interessante
Haja Saúde

Joaquim Miguel

11:01  

Enviar um comentário

<< Home