segunda-feira, junho 23, 2008

COMPARAÇÃO URSS-UE

Vladimir Bukovski faz um retrato daquilo que se passa na União Europeia, neste momento, comparando-a com a antiga União Soviética:
  • "A URSS era governada por quinze pessoas não eleitas que se apoiavam mutuamente e não tinham que dar satisfação a ninguém.

  • A UNIÃO EUROPEIA é governada por duas dúzias de pessoas que se apoiam mutuamente, se reúnem à porta fechada, não dão satisfações a ninguém, nem são passíveis de destituição.

  • Poder-se-ia dizer que a U.E. tem um parlamento eleito.

  • A URSS também tinha uma espécie de parlamento, o Soviete Supremo.

  • Nós avalizávamos sem discussão as decisões do Politburo, da mesma maneira como o Parlamento Europeu, onde o tempo de palavra de cada grupo está racionado e muitas vezes se limita a um minuto por intervenção.

  • Na U.E. há centenas de milhares de eurocratas com emolumentos enormes, pessoal próprio, lacaios, bónus, privilégios, e imunidade judiciária para toda a vida, simplesmente transferidos dum lugar para outro, façam o que fizerem, bem ou mal. Não isto exactamente como o regime soviético?

  • A URSS foi criada pela coacção, muitas vezes com ocupação armada. Está-se em vias de criar a U.E. não pela força armada, não, mas pela coacção e pelo terror económico.

  • Para continuar a existir, a URSS sempre se alargou mais além. Desde que deixou de se alargar, começou a ruir. Desconfio que acontecerá o mesmo com a U.E.

  • Tinham-nos dito que o objectivo da URSS era criar uma nova entidade histórica, o Povo Soviético. Era preciso esquecer as nossas nacionalidades, as nossas tradições e os nossos hábitos.

  • O mesmo com a U.E., parece. Eles não querem que sejais ingleses ou franceses. Querem fazer de vós uma nova entidade, os Europeus, reprimir os vossos sentimentos nacionais e forçar-vos a viver em comunidade multinacional.

  • Um dos grandiosos objectivos da URSS era destruir os estados-nações. É exactamente o que vemos hoje em dia na Europa, para que eles deixem de existir: Bruxelas tem a intenção de “absorver” os estados-nações, para que estes deixem de existir.

  • O sistema soviético era corrupto de cima até baixo. O mesmo acontece com a U.E.

  • As actividades antidemocráticas que víamos na URSS florescem na UNIÃO EUROPEIA. Os que se lhe opõem ou as denunciam são amordaçados ou castigados.

  • Na URSS tínhamos o Gulag. Creio que também o há na U.E. Um Gulag intelectual, chamado "politicamente correcto". Tentai dizer o que pensais a respeito de questões de raça ou de sexualidade, e se as vossas opiniões não forem as boas, sereis ostracizado. É o começo do Gulag. É o começo da perda da vossa liberdade.

  • Na URSS pensava-se que só um estado federal evitaria a guerra. Diz-se exactamente o mesmo na U.E.. Em resumo, é a mesma ideologia nos dois sistemas.

  • A U.E. é o velho modelo soviético vestido à ocidental. Mas, como a URSS, a UNIÃO EUROPEIA traz consigo os germes da sua própria perda.

  • Mas, aí, quando ela ruir, – porque ela ruirá –, deixará atrás de si uma imensa destruição e problemas gigantescos económicos e étnicos.

  • O velho sistema soviético era irreformável. Do mesmo modo a UNIÃO EUROPEIA.

Nota do eu: Não estou exactamente de acordo com todas as comparações. Mas há alguns pontos que são preocupantemente irrefutáveis.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gosto dessa perspicácia/inteligência!
;-)


E nao tenho duvidas (e raramente me engano...) que um dia tb acaba a UE pelas razões aqui apontadas.

19:32  
Anonymous Anónimo said...

O "politicamente correcto" invenção recente de há 15/20 anos pelos detentores do poder e que significa:VAMOS A ISTO ENQUANTO É TEMPO.

Ou seja:sigamos cegamente as instruções do partido,os interesses do partido e não percamos o poder pois é tempo de ---FARTAIVOS VILANAGEM!

Por isso estamos como estamos.

Lamentável!

07:31  
Blogger .Shadow said...

Antes de dizer isso tudo devias estudar um pouco do que foi a URSS, para depois sim falares!
Por estas e por outras é que estamos assim...

23:42  
Blogger carneiro said...

Obrigado pelo teu comentário. Mesmo que me tenhas falado do alto da tua autoridade científica, certamente baseada numa longa carreira de estudo sobre a ex-URSS, como se atesta pelos teus 19 anos de idade.

Mas, repara, meu caro, que a acrimónia que me diriges é mal apontada.

Se leres com atenção, eu faço uma citação, por acaso, de um autor russo, copiado de outro blog que identifico. Ou seja, nem sou eu o autor daquela comparação.

Mais, a comparação é crítica em especial da UE. Porque da ex-URSS não é preciso criticar que os resultados históricos estão à vista. E contra factos não há argumentos. DE qualquer modo, a única expressão da minha autoria é a frase final: "Não estou exactamente de acordo com todas as comparações. Mas há alguns pontos que são preocupantemente irrefutáveis." Seria só nesta parte que me poderias dirigir crítica, percebes ?

Agora o que me preocupa é ver jovens como tu, certamente bem intencionados, amantes da liberdade e desejosos do progresso dos povos, com o coração repleto de generosidade - como eu outrora já tive - subscreverem ideologias totalitárias e repressivas da liberdade dos povos, ecologicamente criminosas como atestam o Lago Aral e os reactores dos submarinos abandonados no Artico.

Acredita em alguém que tem filhos da tua idade e que viveu o PREC de 1975: Se tu com 19 fosses sujeito a uma qualquer forma totalitária reagirias 100 vezes mais violentamente do que reages a esta tentativa totalitária do socretino.

Agora, acredita, amigo: eu estudei um bocado da União soviética. E olha que os jovens de 19 anos de Berlim, arriscavam a vida a saltar para a liberdade do mundo ocidental. Não houve um único que tenha saltado para a pátria das manhãs radiosas.

E os únicos jovens que foram para a ex-Urss estudar foi ao abrigo de programas de intercambio entre juventudes comunistas de vários países que tinha como principal qualidade serem de borla e garantirem emprego á chegada.

Alias, uma coisa muito parecida com o actual Erasmos que visa uma lavagem ao cérebro dos jovens para que se crie uma desejada realidade chamada europa, tão ficcionada como o foi a ex-Urss que só era união através da força das armas e da repressão dos povos das nações não-russas.

Luta sempre pela Liberdade, jovem amigo. Mas não penses que no PC progrides em termos de humanismo, liberdade, ou inteligencia prática.

16:17  

Enviar um comentário

<< Home