segunda-feira, maio 12, 2008

DIA DA FIBROMIALGIA

Fibromialgia e Síndrome da Fadiga Crónica
"A fibromialgia não é uma doença, mas sim uma síndrome de dor músculo-esquelética difusa, não infla­matória, não articular, com pontos dolorosos à palpa­ção muscular em locais definidos.
O problema que afecta entre 2 a 5% da população adulta não revela qualquer causa ou sinal bioquímico que justifique a dor, sendo apenas as queixas dos doentes a única forma de adivinhar um diagnóstico.
A ausência de sinais objectivos dificulta o diagnóstico. Não há inflamação, não há infecção, apenas dor em vários pontos do corpo».
Cerca de 90% dos doentes são mulheres entre os 20 e os 50 anos. A fadiga, o sono superficial e não reparador, a depressão psíquica, a ansiedade, as dores de cabeça, a dormência de pés e mãos, a irritabilidade, os problemas psicológicos, a disfunção cognitiva e as dores espalhadas por todo o corpo são os principais sintomas apontados por quem sofre de fibromialgia."
Tenho uma Cunhada que sofre desta doença incapacitante em intensidade muito elevada.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viver, LER e aprender!

Abçs

18:34  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Acho que ainda é de diagnóstico por exclusão. Não?

20:07  
Anonymous Anónimo said...

Não sabia disto...

12:36  
Blogger carneiro said...

è tramado. A diagnosticar como diz o Azurara e a tratar.

Nos tipos mais intensos de doença as pessoas sentem como se tivessem lavado uma sova pelo corpo todo. As dores são á superf´+icie do corpo, são nos orgaõs internos, enfim...

Tenho visto a minha Cunhada completamente prostrada...

Só há pouco tempo a medicina identificou a doença que durante muitos anos era desvalorizada pelas juntas médicas e , por vezes, encarada como doença psiquiátrica.

13:02  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Lembro-me da mulher do Durão. Sofria disso, creio.

19:42  

Enviar um comentário

<< Home