sexta-feira, abril 18, 2008

FORÇA MÓNACO !!!


Alguns mais distraídos usam circunscrever ao fanatismo das claques as atitudes menos nobres e os acessos de anti-desportivismo, estabelecendo diferenças entre as pessoas-de-bem e os claqueiros. Porém, no que respeita ao benfiquismo não é bem assim. Até os meus amigos benfiquistas me confessam com naturalidade o prazer que têm cada vez que o FCP perde com equipas estrangeiras. Veja-se o exemplo de António-Pedro Vasconcelos e o à-vontade com que ele assumiu a sua falta de fair-play em directo no Trio de Ataque. É por isso que o benfiquismo é uma perniciosa postura social. É que não há benfiquistas inocentes. O que os define é transversal. O complexo de grandeza, a falta de desportivismo na derrota, a falta de humildade na vitória, tudo conduzindo inevitavelmente à mesquinhez e à tacanhice. O apoio que a nação benfiquisma formalizou ao Mónaco na final da Liga dos Campeões contra o FCP não foi um acto isolado ou irreverente de uma claque facciosa. Foi uma postura naturalmente generalizada a todos os adeptos benfiquistas. Julgam-se tão superiores, assumem-se tão soberbos e arrogantes, que não admitem qualquer tipo de solidariedade. São eles, só eles e ponto final. E saboreiam as derrotas dos outros, mesmo que nada tenham a ver com elas.
Este tipo de atitude explica a reacção em onda nacional que actualmente massacra o benfiquismo num avassalador prazer mórbido perante um descalabro que tem tanto de patético como de anunciado. O benfiquismo representa o que de mais mesquinho e boçal existe na sociedade portuguesa: a tentativa de lucrar sem trabalho, a preguiça, a sombra dos louros, a incompetência, a arrogância, a bravata, a inferiorização dos outros, o desmerecimento do êxito dos outros, a inveja, a auto-desculpabilização dos erros e (o pior de tudo) a responsabilização de terceiros pelos erros próprios em pueris e patéticas teorias de conspiração.
A pressão tem-se avolumado tanto que receio que uma derrota do Benfica no Dragão no próximo domingo possa motivar uma revolução profunda nas hostes benfiquistas. Se calhar, o melhor para todos nós seria que o Benfica ganhasse no Dragão. São tão cheios de si próprios que só isso bastaria para colorir o horizonte e levá-los ao convencimento de que a ultima época, afinal, foi apenas um precalço isolado e que afinal estão no bom caminho.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

nem sabia deste disparatado apoio benfikista ao Mónaco...que tristeza...

12:51  
Anonymous Anónimo said...

E não se lembra que antes disso a claque do Porto foi esperar a Lazio quando esta ia jogar no Bessa contra o Benfica?

Quando ganhou a Taça UEFA o FC Porto eliminou a Lazio na meia-final e no ano seguinte o sorteio da 3ª Pré-eliminatória da Liga dos Campeões ditou um Benfica-Lazio. Como o velho Estadio da Luz já tinha ido abaixo, o novo não estava terminado e o Jamor não tinha condições, o Benfica optou por jogar no Bessa. Sendo o jogo no Bessa, a Lazio aterrou no Aeroporto Sá Carneiro e lá tinha a claque portista a dar as boas vindas. Esses cartazes de apoio ao Mónaco foram já depois disso.

00:13  
Blogger carneiro said...

1. A claque da lazio é a mais conhecida claque neo-nazi da europa. Tem contactos "institucionais" com claques portuguesas. O que uma das claques do FCP fez no episódio descrito envergonha qualquer sócio e adepto do FCP e merece o meu repúdio. Aliás, já defendi a extinção de todas as claques no futebol, para que a visita ao estádio possa voltar a ser um acto social e familiar.

2. O meu post não se referia a uma claque isolada, mas a uma atitude generalizada de uma massa associativa que costuma desculpabilizar os excessos da sua claque com a frase "semearam ventos...".

3. Reparo que o anónimo não criticou o comportamento em relação ao Mónaco. Bastou-se em dizer "como vocês fizeram, nós já podemos fazer..." (mesmo que não tuivesse sido exactamente assim). Isso basta para o identificar como benfiquista. Basta seram isoladas vítimas de uma má decisão de um arbitro para falarem nela durante duas épocas seguidas e para fazerem chantagem emocional com esse episódio e justificar a exigencia de benefícios futuros. O golo que o Baía foi buscar lá dentro serviu-lhes para ganhar um campeonato, tanta foi a choradeira.

4. "eu posso roubar porque os outros já roubaram" - é a essencia do coment. É por isso que o benfiquismpo é moral e socialmente perigoso, pois usa este relativismo ético que só pode ser intelectualmente desprezível.

Se fosse precisa maior prova da verdade do meu post o coment anónimo deu-a.

21:36  
Anonymous Anónimo said...

Na MOUCHE :-)

00:14  
Anonymous Anónimo said...

esqueci:

Amanhã vou torcer pelo teu PORTO!!! :-)

00:21  
Blogger Unknown said...

Lembram-se de tanta coisa... e esquecem-se de tantas outra. É razão para dizer: so se lembram do que lhes convém!!!

http://www.publico.pt/noticia/super-dragoes-incentivam-jogadores-da-lazio-1163146

15:34  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo no ano anterior que o Porto ganhou a UEFA em 2003, já havia benfiquistas que diziam que o Porto tinha que perder.

23:09  

Enviar um comentário

<< Home