quarta-feira, abril 30, 2008

FERIADO


Amanhã é feriado. Houvesse em Lisboa um par de quilómetros de alcatrão fechado ao transito automóvel para as famílias pedalarem em conjunto...
Cidade da treta !

8 Comments:

Blogger RH said...

é aproveitar os locais onde os sindicatos vão fazer os comicios/manifs. são locais que vão estar fechados ao transito automóvel.

15:08  
Blogger carneiro said...

Já experimentei noutros anos. Muito peão. E muita cerveza e vinho da parte da tarde. A bicicleta harmoniza-se pouco com aglomerados de pessoas a pé.

A única opção é a Alameda Keil do Amaral em Monsanto. Dois Km. è o único sítio em Lisboa. E mesmo assim, também há pedestres e cães e patins, tudo ao monte...

Outro problema é o gasoleo que se gasta para pôr o jeep lá em cima.

Levar 4 bicicletas exige o "pesado" da família.

O meu desabafo era mais virado para a Av. de Roma entre a Praça de Londres e o Santo António. Ou o Campo Grande pelos tuneis e faixa central entre o Saldanha e a Churrasqueira. 4 ou 5 Km para cada qual andar á velocidade que quisesse. para fazer desporto, para passear...

15:16  
Anonymous Anónimo said...

tens sempre a Expo...km de chão a direito e sem carros ;-)

13:55  
Blogger Pedro Alves said...

Olá,

Ciclovias... belo tema! Ouço falar em Lx de tantas, mas ainda não vi nenhuma. Expo- Belém / Alvalade - Praça do Comercio / Telheiras - Monsanto. O grandioso projecto, ainda do tempo do Macário Correia como ministro Cascais - Belém.
O curioso nenhuma destas existe. Afinal uma ciclovia são 2 metros de alcatrão pintado de vermelho uns sinais verticais e umas passadeiras amiude.
Talvez um dia tenhamos um autarca ciclista...

01:32  
Anonymous Anónimo said...

Caneiuu ao poder autárquico, já! :-)

13:07  
Anonymous Anónimo said...

Moro no deserto da Margem Sul, e costumo deslocar-me a Lisboa de bicicleta, atravessando o Tejo nos barcos da Transtejo. Em qualquer dia da semana. Bem-haja a Transtejo por isso. E nunca me desloco por desporto. Quando o faço dou a volta por Vila Franca.
Lisboa é uma cidade da treta como qualquer outra neste país à beira-mar espantado. Tudo em Portugal é pensado em função do carro, nem nos peões (que somos todos, afinal) se pensa. O ciclista deve ser integrado no trânsito geral, e as vias devem ser pensadas tendo todos os transportes possíveis em mente. Porque razão a ginga deve ser somente utilizada por lazer? Pode e deve ser utilizada como qualquer outro veículo. Só alguns o podem fazer? Penso que isso é mais por comodismo que por falta de força ou jeito. Devia ser possível qualquer um poder utilizar a ginga para se deslocar fosse para onde fosse. De que servem as pretensas ciclovias como há em Almada, se andamos às voltas sem sair do mesmo lugar? Há por aí escolas que proibem a circulação e o estacionamento das bicicletas dentro do seu perímetro, mesmo tendo condições para isso. É isto que eles entendem por defesa do ambiente? E já pensaram se os adeptos quisessem ir todos ao "Dragão" de ginga? Não podem, não há caminhos nem lugares para isso.
Não é caricato ter de "pegar" no carro para poder andar de ginga? E misturado com os peões, um obstáculo imprevisível, pois o peão não tem a obrigação de circular pela direita. Por fim, quero expressar o meu desejo: que a nova ponte sobre o Tejo seja ciclo-ferroviária.

17:27  
Blogger Ana Santos said...

Olá
Estou a fazer um levantamento sobre o uso da bicicleta em Lisboa ao longo do último séc. XX.
Tem aqui fotos muito boas mas seria possível dar a fonte - link ou sítio de onde as tirou?
grata

11:50  
Blogger carneiro said...

Olá, se concretizar quais talvez possa ser útil. Agora, assim, em abstracto... está-me a pedir que reveja 6 anos de blogue.

22:02  

Enviar um comentário

<< Home