terça-feira, fevereiro 26, 2008

BENSAFRIM


Entre Lagos e Aljezur, Bensafrim marca o início da subida para o Espinhaço de Cão. Percurso que fiz repetidamente durante as férias de verão que por ali passei.
A.H. Oliveira Marques, na sua "Breve História de Portugal, a pag. 17 escreveu assim: " Todo o Centro e Sul do Portugal de hoje, até à região do Mondego (...) conheceu a presença do colono muçulmano. São exemplo disso (...) os topónimos começados por Ben, especialmente numerosos nas regiões meridionais: Benfica, Benamor, Bensafrim, etc.
Pelo meu lado já percebi que aquele coisa dos mouros e assim tem fundamento científico.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O pessoal da zona costuma dizer: "Bensafrim, terra de gente boa e de gente ruim!"

14:17  
Blogger SempreNaRoda said...

Ui. E Eu com o pessoal do cicloturismo de portimão, era chegar ao alto para mais um sprint que acabava no cruzamento la em cima...e depois voltar para ptm...

Olha não sei se já subiste uma que
é a seguir à Senhora do Verde antes de chegar aos Casais (direcção monchique) pouco menos de 2kms a subir, mas akilo é mesmo inclinado, pra mim e meu grupo de amigos é mítica lol....custava-me mais que a fóia.O ano passado sem treinar fui tentar subir andava ao zigue-zague na mudança mais leve...

20:24  
Anonymous Anónimo said...

O meu amigo remete para Oliveira Marques a origem árabe para o topónimo Bensafrim.
Respeitando a douta opinião do ilustre historiador permita-me deixar aqui outra opinião que remete a palavra para o hebraico

A palavra Bensafrim pertence ao idioma peninsular do sul de Portugal. Ela desdobra-se em ( Ben Sab’r In = Ben Sab(i)r In(scribir) ou seja actualmente ( Bem Saber Inscrever ) = ( traçar inscrita, gravar, esculpir e registar ), de onde nasceu a palavra epigráfica de: ( Inscriba ), paleográfica de: ( Escriba ) e de: ( Escrivão ).

A primitiva palavra Bensafrim escrevia-se "Bensabirin" tendo passado para "Bensabhrin" e, na época do Português arcaico inverteram o (bh) para (ph), formando a nova palavra "Bensaphrim" como o valor (ph) passou, da nova ortografia, para a letra ( F ) escreve-se hoje "Bensafrim".

A palavra "Ben" ( de Bem ), foi utilizada no Oriente, no ramo Shemita Hebraico como ( = Ben ), para significar o nome "Filho". Pois era costume usual antigamente, no primitivo idioma do sudoeste, de empregar-se o termo popular "Mô Ben" ( Meo Ben ) ao filho. Ainda actualmente esse termo "Meu Bem", persiste na expressão popular Portuguesa.

Também a palavra ( Saphrim ou Safrim ), podemos encontrá-la no ramo ibérico do idioma Shemita Hebraico ( = Sopherim), que significa ( Escriba ).

Assim sendo, talvez a tradução mais adequada para a palavra "Bensafrim" seja a de: "Terra dos Bons Escribas" ou "Terra dos Bons Inscribas-Epigráficos".

---------------
No sentido da origem árabe veja-se no Léxico Etimológico da Língua Arábica em Portugal, composto por ordem da Academia Real das Ciências de Lisboa em 1789, e segundo o seu autor, Fr. João de Sousa:

Benasafarim – ( ) Benassaharin. Freguesia no Reino do Algarve, Termo de Lagos. Significa a dos Feiticeiros. Deriva-se do verbo ( ), Sahara - encantar, enfeitiçar. Dicionário de Cardoso.

Ora a palavra Bensafrim não é de origem árabe, mas sim do primitivo idioma peninsular do sul de Portugal. Ela foi adaptada para a língua árabe quando da ocupação do Algarve. Bensafrim nessa altura escrevia-se:"Ben Sabhrin", evolução de "Bensabirin". Os árabes passaram a escrevê-la de "Ben Saharin", omitindo a letra peninsular (b), e dando outro significado à palavra, que no árabe deriva do verbo: Sahara – ( ) que significa: "encantar, enfeitiçar". Assim sendo, é descabido encaixar a palavra "Ben" (Filho em língua árabe), na expressão de: "Terra de Feiticeiros", pois não possui qualquer sentido lógico em termos linguísticos.
Perdoe-me o arrazoado e aceite um abraço amigo

Monteperobolso

23:28  
Anonymous Anónimo said...

Sobre o texto "origem do topónimo Bensafrim" esqueci-me de escrever a autoria da investigação.
Para que conste a paternidade aqui vai o investigador:
Carlos Castelo - Epigrafista

Monteperobolso

23:36  
Blogger carneiro said...

Eh lá, Monty...
O amigo não brinca em serviço.
Obrigado pela contribuição científica.

Amigo semprenaroda,

Aquela zona tem umas subiditas engraçadas. A do Espinhaço de Cão por Bensafrim tem 3 Km certinhos contados da base da serra no entroncamento do Pincho até às antenas. Passei férias vários anos num monte perto das antenas e para ir ao pão a Bensafrim tinha que fazer a subida todos os dias ao mata-bicho.

A saída de Aljezur pela Estrada de Marmelete e Casais (N267) tem aquela "parede" com 4 Km, ainda por cima com um pavimento desgraçado. Só quando se entra no concelho de Monchique é que o alcatrão ajuda.

Pela zona interior - entra-se pelo Pincho e depois sobe-se pelas Romeiras (acho que é assim que se chamam aqueles casais á beira da estrada) até á N267 já no planalto de Marmelete. Ou seja, sobe-se pelas Romeiras aquilo que não se sobe pela Estrada de Aljezur.

Pela Foia, o primeiro Km dentro de Monchique sempre deu cabo de mim. Depois a respiração já vai ao sítio e sobe-se até lá cima com algum conforto. à vinda para baixo (a cerca de 2 Km do alto) indicaram-me um caminho a cortar à direita por dentro da serra que vai dar á tal n 267 junto aos Casais. Fiz aquilo a descer por 3 vezes. Tem para lá umas rampas impressionantes. Dá cabo das mãos a força que fiz a travar. A subir não sei se conseguiria.

Em especial em 2 semanas de Agosto de 2005 fiz nessa zona um pouco mais de mil Km e corri as capelinhas todas até ao meio-dia. Depois ia ter com a família á Praia.
Também fiz várias vezes a estrada de Alfambras por Bordeira e Carrapateira até Vila do Bispo e N125 por lagos e N120 por Bnsafrim. Outras vezes fazia a N125 até Portimão e depois subia para Monchique e dava a volta ou pela Foia ou directamente pelos Casais até Aljezur.

na Bordeira, no sentido Sul-Norte também existe um "petisco" com um pouco mais de 3 Km. A ultima vez que o fiz foi em 2006 com o reboque.

Falar destas coisas dá sempre prazer. Metade do prazer é fazer, a outra metade é falar delas.

Mas eu não tenho o seu andamento. Quanto toca a subir deixo de olhar para o velocimetro e só olho para o frequentímetro...pelo meu lado, a subir acabam-se as vaidades...

10:16  

Enviar um comentário

<< Home