segunda-feira, setembro 03, 2007

VOLTA DOS TRISTES



A expressão 'volta dos tristes' vulgarizou-se para significar o passeio de domingo à tarde que o pai de família obrigava mulher e filhos a fazer mais para treinar os seus duvidosos dotes de condutor recém-encartado do que para valorizar os conhecimentos geográficos da família. E os principais cruzamentos dos arredores de Lisboa encravavam-se durante horas para escoar essa abundância de compulsivos passeantes automobilístico. Agora, com o preço da gasolina, esses itinerários costumam andar mais desafogados.
No caso dos ciclistas, a 'volta dos tristes' corresponde àquele trajecto seleccionado por defeito, à falta de programa mais atraente.
A minha 'volta dos tristes' corresponde a ir a Azambuja tomar um café pela manhã.
Foram pouco mais de 100 Km em cerca de 4 horas e 4.000 Kcal. A estrada é quase plana e o percurso é pouco exigente. Ao meio-dia consigo estar em casa.
Em Vila Franca de Xira, cidade a 35 Km da minha casa e onde já passei algumas centenas de vezes sem parar - para lá porque nunca estou cansado, para cá porque estou quase a chegar e não quero estragar a média -, desta vez fiz uma pausa para fotografar o 'Monumento ao Toureiro, a Todos os Toureiros' conforme consta da respectiva legenda. Legenda ou pantalla, obviamente, que estas coisas dos touros - no Ribatejo, toiros - tem sempre uma pronúncia castelhana.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lembro-me em criança dos adultos da familia gozarem com esses tipos da volta dos tristes...notavam-se à distância ;-)

21:37  
Blogger carneiro said...

Dantes tinha-se gozo, agora gozamos com elas...

10:55  
Anonymous Anónimo said...

Quanto a essa volta tenho pouco a comentar só conheço uma equipa (motoavenida)em alverca que o faz devido a uma mente retroga da propia equipa, com poucas soluções e objectivos de futuro.

21:24  

Enviar um comentário

<< Home