quinta-feira, julho 26, 2007

RAIOS PARTAM OS HERÓIS - II

Afinal, o Director Desportivo da Astana - que é assim uma espécie do Zé Augusto da LA-Alumínios-Cicloturismo - esclareceu que a transfusão não terá sido homóloga (de um dador compatível), mas antes uma auto-transfusão, pois foram detectados eritrócitos "actuais" e outros "mais antigos", mas do mesmo indivíduo. No caso, ambos do meu herói Vinokourov. Para lá da particularidade de imaginar uns eritrócitos "mais antigos" de bigode, barrigudos e com varizes nas pernas - pois só assim se perceberá que são glóbulos velhotes de ciclistas-, volto a afirmar que este tipo de melhoramento do rendimento físico não me incomoda. Se treinamos os músculos, também poderemos treinar as células do corpo, do nosso corpo, sem intervenção artificial de químicos, para que em certos momentos o nosso corpo, incluindo os glóbulos vermelhos que o integram, estejam em condições de produzir mais potência. Não percebo a diferença entre as células das fibras musculares que se podem obrigar a reproduzir por força do treino em subida e os eritrócitos cuja reprodução seja estimulada por força do treino em altitude. O raciocínio proibicionista - no exacto contexto em que o estou a tratar- em última análise conduz à proibição do treino físico. Mas isso são outras especulações de filosofia velocipédica que, como sabemos, se move a pedal.
Ontem, Rasmussen foi-se embora do Tour. A tese oficial é que mentiu à Equipa, pois esteve a treinar o último mês em Itália e não no México, conforme informara. A explicação não me convence. Em especulação, seria de conceber que a Equipa tem conhecimento de um qualquer método batoteiro, de tal modo inovador que ainda não é do conhecimento público. A Equipa não pode contemporizar com a prática, mas também não pode revelar o que sabe. Aconteceu o mesmo com a EPO. Só vários anos depois de estar a ser utilizada é que as Autoridades médico-desportivas souberam dela.
Contador fica assim com a porta aberta para o título. Mas um ex-treinador da Festina declarou à Euronews que Rasmussen no Aubisque bateu o record de Virenque em mais de minuto e meio. E como tinha sido ele, ex-treinador da Festina, a dopar o Virenque na época do record, concluía que Rasmussen só poderia ter chegado minuto e meio mais cedo por estar, obviamente para ele, dopado. Mas Leipheimer e Contador também bateram o record de Virenque não por minuto e meio, mas por um minuto. Desse modo, o mesmo raciocínio levaria a concluir que...
Enfim, dopings à parte, vou levar comigo uma caixa de barritas energéticas da Isostar, de 20 gr. com as quais consigo acabar as subidas quando estou mesmo à rasca. A dextrose tem efeito rápido e quando esgoto os açucares ao fim de 4 ou 5 horas de exercício não posso estar uma hora à espera que a sandes de paio faça efeito para acabar os 20 Km que me faltam. E, assim, 20 gramitas de material energético chegam para dar o incentivo adequado.
Como dizia Joaquim Agostinho, outro herói destes dramas, "isto não vai lá só com bifes"...

3 Comments:

Blogger CMatos said...

Que confusão... arrenjem é uma maneira, discreta claro, de colocar uns pequenos motores a jacto incorporados nos quadros das bikes com um botãozito no volante, tipo nitro, e assim até já podem comer umas sandes de presunto, que sem esforço ganham e não fica nada no sangue, nem na urina, nem no suor,...

22:52  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Acho esta coisa uma paranóia. Retirar da corrida o virtual vencedor, não por se ter provado que usou meios ilícitos, mas porque mentiu e porque terá faltado a dois controlos há não sei quantos meses, é inqualificável.
Ainda se algum teste tivesse acusado...

Além do mais, o "Tour" só tem piada com a rapaziada carregadinha de EPO, anfetaminas, esteróides,... e até de barritas de dextrose!!!

01:09  
Anonymous Anónimo said...

Carneiro , como nossos e-mails não se compatibilizam, queria te mandar um cartoon do excelente RAIM BLOG , mas ooptei por te passar o link e se gostar apanhe o cartoon para você . Se chama ESPORTE( e claro, tem bicicletas).
Raim blog

03:35  

Enviar um comentário

<< Home