quinta-feira, junho 21, 2007

MATEMÁTICA

Há dias assim. Em que se joga o esforço de uma vida. Se a minha filha, que não é loura, lograr obter a classificação de que necessita, poderá aspirar a ingressar na aprendizagem da profissão que deseja. Devo estar mais nervoso do que ela. De manhã, toda a família andava em bicos de pés para a deixar dormir tudo. É que o Exame Nacional do 12º Ano de Matemática vai acontecer hoje, à hora do almoço. Estranho ? Só para quem não é pai de um jovem estudante português. Ademais, do bom resultado da Matemática vai depender o ingresso numa universidade médica. Estranho ? Só para quem não conheça o sistema educacional português. Como se sabe em todo o mundo - e Portugal disso dá um testemunho relevante - só pode ser médico quem tenha sido um aluno muito bom a Matemática durante o liceu. A Biologia e a Química são importantes, é certo. Mas uma boa nota a Matemática secundariza as restantes matérias.
Há dias em que apetece mandar o sistema de ensino para a puta da mãe dele.
Actualização às 15:30 H - dizem que parece que correu bem.

7 Comments:

Blogger Agnelo Figueiredo said...

"Mas uma boa nota a Matemática secundariza as restantes matérias"

Não exageres, Carneiro.

12:56  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, só quem está por dentro é que sabe...que corra tudo bem no exame de Matemática! Filha de caampeao, sabe nadar concerteza!
:-)

Hoje vou buscar exames doutra disciplina feitos noutra escola, ao ME para classificar...horas, fim de semana, extraordinarias não pagas e obrigatórias...

A Sulista

13:10  
Blogger carneiro said...

Conheces o regime de acesso a Medicina na Nova de Lisboa ?

Segundo me foi explicado pela principal interessada, se mantiver a média - para isso precisa de 18 a Matemática -, já não vai precisar de repetir os do 11º a Química e Biologia. Recordo que estes, o ano passado, tiveram aquela polémica toda, não foi autorizado que se repetissem e as melhores notas a nível nacional quedaram-se pelo 15/16, a ambas.

Ou seja, com 18 a matemática este ano, os 15 a Quimica e a Biologia chegam e sobejam para a Nova.

assim, parece que não estou a exagerar quando refiro que a matemática secundariza as outras. Não só no caso em concreto, como na maioria dos casos, pois o ano passado as notas nacionais a Quimica e Biologia quedaram-se, salvo excepções obviamente, pelo 15.

Se não for conseguido o 18 a matemática, então repetir-se-aõ os exames de biologia e de Química para subida de nota. Neste caso,se positivo, a candidatura também será a santa maria.

13:29  
Blogger carneiro said...

sulista, tive um prof que não se livrou da fama de utilizar a escadaria com 20 degraus. Onde caía o teste...

13:32  
Anonymous Anónimo said...

Não me digas? eu tb tive alguns prof's assim...Mas para se darem a esse desplante, vergonha profissional, só podiam ser Titulares! E depois, eram Testese não Exames. Sim que os Titulares não vêem Exames Nacionais. Isso é para os professores, digo, os escravos.

;-)

A SULISTA

13:51  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Bom, nesse caso... já não estás a exagerar assim tanto.
Mas permite-me um conselho:
Diz à menina para ir fazer a melhoria sem estar à espera da Matemática.

18:35  
Anonymous Anónimo said...

Na Reunião alargada (onde fomos buscar os exames para corrigir), a confusão era tanta que o colega que estava ao meu lado às tantas diz-me:

«Ai que eu pró'ano vou ser Titular, não quero me meter em nada disto! Nunca mais!»

...nada a registar. O comentário dele foi normalíssimo.
(Sei que há excepções,
mas essas, só confirmam a regra.)

O que interessa realmente e nos põe a discutir tanto:

A incapacidade de quem redige certos exames...e de quem está 'lá em cima' a dar as ordens...É surrealista...


Anónima :-)

22:20  

Enviar um comentário

<< Home