terça-feira, maio 29, 2007

PRIMAVERA


A Primavera proporciona uma excelente desculpa para se parar na beira da estrada quando estamos muito cansados: fotografar mais uma flor silvestre.

Pela reduzida quantidade de pessoas que vejo a utilizar o parque de Monsanto, estou convencido que a maioria dos lisboetas nem conhece o tesouro natural situado ao pé da porta.

Para lá de uma variedade grande de flores, a floresta serve de habitat a muitas espécies mais fugidias do olhar humano. Manhã cedo, é normal cruzar-me com esquilos de cauda vermelha, coelhos bravos, até raposas. Tudo isto a seis quilómetros da minha porta, sugerindo paisagens, odores e ambientes bem mais montanhosos. Há uma parte da subida para o Clube de Tiro que me faz lembrar uma zona perto de Alvoco da Serra. Ou, então, é o meu cérebro a cavalgar a ilusão para suavizar a batida cardíaca a 150 por minuto.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

..perdeu-se o hábito de ir passar os sab. ou domingos para o Monsanto desde que este se tornou perigoso...o que é uma pena enorme!
Eu adorava lá ir mas não me arrisco :-(


A SULISTA

11:54  
Blogger carneiro said...

Não vejo onde Monsanto é perigoso. Sinceramente. Está policiado pela PSP e Guarda Florestal e GNR a cavalo. A prostituição foi irradicada (mais uma coisa que Santana Lopes fez, mas como ele é um bombo da festa, já sabemos que só pode ter sido uma trapalhada.)

Percorro toda a zona de Monsanto incluindo estradas menos frequentadas e só existem algumas prostitutas na vertente sul, na rotunda para Agronomia, já a caminho da Ajuda. Em tudo o restante Monsanto há vários anos que não vejo "atacantes" á beira da estrada ou dentro da mata. De noite as principais vias estão muito iluminadas - tanto ou mais que a Av. de Roma - e conheço quem no verão vá para lá á noite andar de bicicleta. Aliás, no próximo verão tenciono fazer outro tanto.

As bermas estão asseadas sem lixos - existem cantoneiros que percorrem a pé todas as vias para recolher os lixos.

Enfim, se há algo que está bastante preservado na zona de Lisboa é Monsanto. Se calhar é a consequencia de ser pouco frequentado.

13:56  
Anonymous Anónimo said...

Beeeem....não sabia da mudança. Obrigada pelas noticias ;-)

Vou experimentar lá passar de carro a sondar a coisa...gostava de lá andar de bike :-)


A SULISTA

16:10  

Enviar um comentário

<< Home