quinta-feira, maio 31, 2007

ESCAPES


Quem anda de bicicleta apercebe-se sistematicamente da poluição que os automóveis largam em cada segundo. Aliás, há alguns motores que são especialmente nefastos para a qualidade do ar. Cada vez que passa por mim um jeep Land Rover com mais de 5 anos ou uma Ford Transit com mais de 10 anos, reduzo logo a velocidade para baixar a minha necessidade de respirar, pois o ar fica irrespirável ao ponto de provocar tosse. A fotografia, roubada por aí, consegue fazer "o desenho" para aqueles que ainda não perceberam a quantidade de poluição que emitem cada vez que não prescindem da utilização do seu transporte individual motorizado.
Durante muito tempo esta coisa da poluição era gerida - também com intuitos mais ou menos político-partidários - apenas por uns tipos de esquerda, mais ou menos alternativos, que nos apresentavam visões de tal modo catastróficas que os encarávamos, na hipótese mais simpática, como uns tontinhos bem intencionados, mas uns tontinhos. E a ancoragem àquele tipo de esquerda, dava-nos a desculpa para insultar as mães deles e menosprezar a respectiva mensagem na parte em que ela, apesar de tudo, era válida. Tanto mais que nos iam chegando as imagens da prática ecológica na pátria ideológica deles que em nada correspondia ao discurso oficial.
Hoje em dia, a ecologia já não tem dono ideológico. Com as alterações climáticas em Portugal, já ninguém pode dormir descansado. Ano após ano temos chuvas e secas fora de tempo, granizos devastadores, vagas de calor insuportáveis, neve nos locais mais improváveis. Temos que poupar água, temos que utilizar menos o transporte individual. Pelo menos. Quem quiser ser inteligente e sagaz vai um pouco mais longe e compra uma bicicleta e passa a utilizá-la zempre que possa.
Eu já percebi que esta merda está mesmo comprometida. Ou fazemos, todos, alguma coisa pela melhoria ecológica do nosso cantinho planetário, ou estamos tramados. E se digo merda é porque o assunto é sério.

1 Comments:

Blogger Ribeca said...

Tem toda a razão,eu tenho alguns problemas respiratórios, não graves,mas sempre que mecalha ter a frente um desses veículos de escape negro os meus brônquios acusam logo o toque,por isso desato a fugir!...Isto é um problema gravíssimo,no entanto os políticos que deviam estar atentos a estes problemas devem estar na lua...

23:26  

Enviar um comentário

<< Home