quarta-feira, dezembro 20, 2006

FOLDING


Estes modelos dobráveis são muito úteis em especial para aqueles que gostam de invocar não ter espaço em casa ou no carro para guardar ou transportar uma bicicleta.
Ainda me lembro de ver o malogrado Fernando Pessa a utilizar uma bicicleta destas muito acima dos noventa anos de idade.
Aliás, o Jardim Fernando Pessa - que ocupa a zona traseira do Forum Lisboa/Assembleia Municipal (antigo Cine Roma e primeira instalação do embrionário Registo Nacional de Pessoas Colectivas) - recebeu a toponímia em memória e homenagem ao ciclista mais famoso que por ali pedalou em busca de saúde e longevidade.
Logo que deixei de fumar, foi o perímetro de tal jardim que eu utilizei para as minhas primeiras pedaladas. Com 600 metros de extensão, aquele circuito permitia com relativa segurança fazer as primeiras dezenas de quilómetros. Com o meu filho Miguel - na altura com 8 anos - fazia 20 voltas ou 12 Km e íamos comer um pastel de nata para compensar o desgaste calórico. Agora 12 Km não me chegam para completar o aquecimento muscular. Mas tudo tem um início. E convém ter a humildade de recordar cada um dos momentos da nossa história ciclística. Até para sermos mais condescendentes com aqueles que só agora começam.